segunda-feira, 29 de agosto de 2011

400 CONTRA 1 - A HISTÓRIA DO CRIME ORGANIZADO


Quem nunca se perguntou como surgiu o Comando Vermelho, a organização criminosa criada no Rio de Janeiro em 1979, que praticou inúmeros roubos a bancos e joalherias e é identificada pela sigla CV, pichada em vários locais, principalmente nas favelas cariocas? Esse filme baseado no livro homônimo de Willian da Silva Lima, um dos líderes do movimento responde a essa pergunta. Ou pelo menos tenta.

O personagem principal é interpretado por Daniel de Oliveira, vivendo o professor Willian, que articulou as bases do que viria a ser o Comando Vermelho, durante sua reclusão na Prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, junto com outros presos normais. Estes entravam em conflito com os presos políticos, já que a história se passa durante a ditadura militar, que já rendeu dezenas de filmes e talvez não tenha mais nenhuma novidade a ser dita sobre aquele período. Já assisti vários filmes sobre aquele período e confesso que não me interesso muito mais por eles.

Essa história é contada com várias idas e vindas no tempo, de tal forma que às vezes fica difícil compreender, pois o espectador fica em dúvida em que época está, se antes ou depois da formação do comando vermelho. Isso acontece com freqüência na primeira metade, que chega a ser irritante, mas na segunda dá uma abrandada e passa a ser mais linear. Nada contra os filmes que não são narrados de forma convencional, mas isso não pode atrapalhar a compreensão ou a apreciação do filme.

Só que de uma forma que está sendo muito criticada pela glamourização dos bandidos, que parecem os mocinhos e pela produção pobre nas cenas de ação. O sangue jorrado na parede em uma morte se parece com suco. Além de insinuar que os foragidos teriam posto em prática os ensinamentos aprendidos com os presos políticos. Foi muito criticado quando foi lançado nos cinemas, mas é uma diversão ligeira.



Hoje às 22 h no Canal Brasil




Um comentário:

  1. Mais um filme em que se comprova que o Brasil está se especializando em filmes de história real baseado na violência. Filmes são bons, incontestáveis, mas a dúvida é que fica é se desaprendemos a fazer outros gêneros...

    Apareça!!

    http://cinefilosdeplantaobr.blogspot.com

    ResponderExcluir