terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A FIGURA DE JESUS NO CINEMA


Jim Caviezel em A Paixão de Cristo

Desde o início do cinema, já foram feitos centenas de filmes sobre a vida ou especificamente a Paixão de Cristo, alguns mais outros menos fiéis aos evangelhos:
 
Em 1916, Alberto Pasquali protagonizou A paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse foi seu primeiro filme. Atuou até 1929, ano de sua morte.

Cecil B. DeMille dirigiu em 1927, a primeira versão de “O rei dos Reis” protagonizada por H. B. Warner. Houve uma refilmagem em 1961, dirigida por Nicholas Ray e protagonizada por Jeffrey Hunter.
 
Até o rebelde (porém católico) Pier Paolo Pasolini orquestrou uma versão com atores amadores em O Evangelho Segundo São Mateus (1964).
Em 1965, George Stevens dirigiu “A maior história de todos os tempos” com Max Von Sydow.


Em 1973, Norman Jewison dirigiu a ópera rock “Jesus Cristo Superstar”, com um Cristo negro e música de Tim Rice e Andrew Lloyd Weber (Evita), que foi refilmado para a televisão em 2000, com menor êxito, além de “Godspell – A Esperança” de David Greene (1973) que também trazia elementos do movimento hippie.

Franco Zeffirelli orquestrou em 1976 uma versão completa para a TV com 371 minutos (que depois foram reduzidos para o lançamento em vídeo e dvd) intitulada Jesus de Nazaré, que sempre é exibido pela Rede Record na época do Natal, já a Rede Globo prefere exibir em qualquer feriado católico o filme “Jesus” de 1999, com Jeremy Sisto no papel principal.

Martin Scorsese chocou o público conservador com A última tentação de Cristo (1989), que mostrava Cristo na cruz tendo um delírio sobre como teria sido sua vida se ele tivesse se casado com Maria Madalena.

O polêmico “A paixão de Cristo” (2004) de Mel Gibson trazia extrema violência e crueldade, apesar de Cristo ter passado por tudo aquilo. O filme é falado em latim, aramaico e hebraico (as línguas originais daquela época) e tem James Caviezel como Cristo.

Até o cinema nacional arriscou algumas produções como:

“O menino arco-íris” de 1979 que conta a infância de Jesus e “Maria – Mãe do filho de Deus” de 2004, sob o comando do Padre Marcelo Rossi.
Luigi Baricelli em Maria - Mãe do filho de Deus


4 comentários:

  1. Saudações Gil

    Acho que a primeira coisa que atraiu os pioneiros foi filmar a Vida de Jesus, o que veio a provocar a indignação do Vaticano numa certa época, por tratar o "Nosso Senhor com falta de respeito". Protestos da Santa Sé á parte, houve muitos cineastas que não ligaram para o Papa, como Cecil B. DeMille, e resolveram investir nas dramatizações da Paixão de Cristo.

    Um de meus projetos é escrever um artigo enfocando grande parte destas versões sacras para o próximo ano, próximo a Páscoa. Até lá, tenho muita pesquisa pela frente.

    Forte Abraço

    Paulo Néry
    FILMES ANTIGOS CLUB
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Logo que comecei a ler o post lembrei-me de Jesus Super Star, o que tu achou do filme? nunca o vi, mas sempre achei a proposta instigante.
    Inclusive, o Buñuel também o utilizou em La Voie Lactée. Abraços

    ResponderExcluir
  3. É, Paulo, os filmes sobre Jesus sempre causaram muita repercussão, principalmente entre os mais conservadores fieis e à igreja em si, mas que bom que eles existem. Vou aguardar para ler o teu artigo.

    Renato, Jesus Cristo Superstar é uma das melhores transposições da vida de Cristo para o cinema. Claro que é bem hippie, aliás uma ópera rock feita nos anos 70 com clima dos anos 60, com clima de paz e amor, mas eu recomendo. Em 2006 foi feita uma refilmagem, mas essa infelizemnte eu ainda não assisti...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Um bom tema o amigo Nery escolheu para brindar os seguidores do seu blog neste fim de ano.
    Materias simples, porém bem feitas e mostrando os Cristos diferentes segundo as visões de cada um diretor como; Pasolini, Jewison, Stevens, etc.
    Porém, conforme já frisara anteriormente, O Cristo interpretado por Hunter, de Ray, em O Rei dos Reis é o meu preferido.
    Um Natal de Paz para todos e um Novo Ano cheio de novas e muito boas matérias.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir