quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FINSTERWORLD


“FINSTERWORLD,” segundo a diretora Frauke Finsterwalder, “meio que começou quando olhamos para as vias expressas alemãs: milhões de pessoas em perfeitos carros alemães prateados ou pretos, dirigindo legalmente a 280km/h ou mais. Sentimos que as vias expressas eram uma enorme máquina mortífera, de algum modo associadas a uma outra máquina mortífera alemã, o holocausto. E quisemos fazer um filme contemporâneo sobre isto, apesar de não sabermos como conectar ambos.”

“A seguir, outros temas surgiram, como o fato de absolutamente tudo ser orgânico hoje em dia, e que há esta necessidade completamente artificial e forjada por coisas recicláveis, um policiamento acerca daquilo que comemos, bem como acerca do tipo de lâmpada que você usa, sem falar que as pessoas não se tocam realmente, nem se abraçam. As pessoas criaram estas carapaças e couraças ao redor delas, como os ternos, que têm um papel importante no filme. Tentamos imaginar como seria habitar este mundo, ou talvez se já não vivemos nele”.

“E então pensamos um pouco nisto e, gradualmente, os personagens começaram a surgir, forasteiros de verdade, pessoas que não podem enfrentar o sistema. E quando eles surgiram, eles eram divertidos e charmosos e belos e completamente anormais ao mesmo tempo. Eles não tinham Facebook, ou carros descolados, mas eles eram muito solitários e cheios de amor. Eles não se encaixavam, e aquilo em que eles mais acreditavam era serem bons. E foi assim, realmente: este gigante sistema opressivo diante de um emaranhado de personagens que foram criados pela sociedade para acharem que eles eram inferiores e medíocres, mas têm quase certeza de que não são.”

Longa de estreia da documentarista Frauke Finsterwalder, produzido por aqueles que nos trouxeram o intenso PICCO (Quinzena dos diretores de Cannes 2010), e Walker+Worm Film, sediada em Munique, FINSTERWORLD promete ser um “filme estrondoso, apavorante, altamente inspirado e inteligente”. O roteiro original foi escrito por Christian Kracht, um dos mais conhecidos e controversos autores alemães da atualidade.



FICHA TÉCNICA

Gênero: Comédia, melodrama
Categoria: Longa
Diretora: Frauke Finsterwalder
Roteiro: Christian Kracht, Frauke Finsterwalder
Diretor de Fotografia: Markus Förderer
Elenco: Corinna Harfouch, Sandra Hüller, Ronald Zehrfeld, Michael Maertens, Johannes Krisch, Christoph Bach, Jakub Gierszal, Leonard Scheicher, Max Pellny, Karlheinz Hackl, Dieter Meier, Markus Hering
Produtores: Tobias Walker, Philipp Worm
Produção:  Walker+Worm Film/Munich, em coprodução com Lhasa Films/Berlin
Versão original:
 alemão
Datas de filmagem: Julho-Setembro 2012
Festivais: Munique 2013, Montreal 2013
Com apoio de: FilmFernsehFonds Bayern, German Federal Film Fund


Nenhum comentário:

Postar um comentário