quinta-feira, 30 de abril de 2015

ANTONIO ABUJAMRA - SOLO


Morreu, na manhã desta terça-feira (28), aos 82 anos, Antônio Abujamra. O corpo do ator, diretor de teatro e apresentador foi encontrado pelo filho na casa em que o artista morava, em São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Abujamra era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor crítico em relação aos tabus sociais. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi.
Sua última interpretação em novelas ocorreu em 2011, em “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema foi em 2012, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”.
Seu primeiro trabalho na TV foi em 1968, como diretor de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, na Tupi.
Abujamra deixa três filhos - o músico André Abujamra e as atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra - e dois netos.
Biografia/ Antônio Abujamra nasceu em 15 de setembro de 1932, na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. Atuou em mais de 14 novelas e 19 filmes de cinema. Além disso, dirigiu diversos programas de TV e peças de teatro.
Foi premiado várias vezes durante os seus mais de 50 anos de carreira, recebendo o primeiro reconhecimento, o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de “A Cantora Careca”, em 1959, logo no início de seus trabalhos.
Após, ganhou os prêmios de melhor ator na peça teatral “O Contrabaixo”, de Patrick Suskind (1987/1995) e o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor ator no filme “Festa” (1989). Abujamra também foi premiado com o Troféu APCA, pela atuação na novela “Que Rei Sou Eu?” (1989) e ganhou o Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico, em Miami (1998).

Em 2009, o diretor Ugo Giorgetti realizou o filme Solo que é protagonizado por Antonio.

É a história de um homem (Antônio Abujamra) que fala de um mundo que não mais lhe pertence e que não mais entende. É alguém que caminha da solidão para as trevas. Embora com humor, sarcasmo e permanente ironia fala de perplexidade e desespero. Fragmentado, por vezes dispersivo, esse testemunho de um homem na última meia idade, de boa família, de um bairro nobre, não deixa de ser uma reflexão que diz respeito a todos que moram em São Paulo e que freqüentemente é vista como um pesadelo. 



segunda-feira, 27 de abril de 2015

AS NOVELAS DE MAIOR AUDIÊNCIA DA GLOBO


1º lugar - ROQUE SANTEIRO
Escrita em parceria por Aguinaldo Silva e Dias e baseada na pela O berço do herói de Dias Gomes, a trama protagonizada por Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker teve média de 67 pontos, chegando a alcançar picos de 95 pontos, coisa inimaginável nos dias de hoje.


2º lugar - TIETA
A trama foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Morethzon e protagonizada por Betty Faria teve média de 63 pontos. Vi a reprise no Vale a pena ver de novo há uns 20 anos, com certeza com vários cortes devido ao horário.


3º lugar - O SALVADOR DA PÁTRIA
Escrita por Lauro César Muniz, obteve 62 pontos de média. Naquela época quem imaginaria que Lauro escreveria Máscaras para a Record, que foi um fracasso.


4º lugar - RENASCER
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993 e com média de 60 pontos. Foi protagonizada por Antonio Fagundes. Assisti a 1ª exibição.


5º lugar - RAINHA DA SUCATA
Escrita por Silvio de Abreu e protagonizada por Regina Duarte, obteve 59 pontos de média. Assisti à reprise vespertina.


6º lugar - PEDRA SOBRE PEDRA
Escrita por Aguinaldo Silva em 1994 e protagonizada por Lima Duarte e Renata Sorrah, obteve 57 pontos. Atualmente é reprisada pelo Canal Viva.


7º lugar - FERA FERIDA
A novela de Aguinaldo Silva foi exibida em 1993 e obteve 56 pontos.


8º lugar - VALE TUDO
A trama de Gilberto Braga exibida em 1988 e protagonizada por Regina Duarte e Glória Pires obteve 56 pontos.


9º lugar - O REI DO GADO
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1996, obteve 52 pontos. Atualmente está sendo reprisada no Vale a pena ver de novo e atingindo ótimos índices.


10º lugar - DE CORPO E ALMA
A trama escrita por Glória Perez em 1992 tinha como foco a morosidade da justiça e a inadequação do código penal, mas ficou marcada pelo bárbaro assassinato da filha da autora, Daniela Perez. 
Teve média de 52 pontos.

A lista é referente às novelas de maior audiência desde que o IBOPE começou a fazer medições diárias.

Hoje a emissora completa 50 anos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

SANDRA BULLOCK É ELEITA A MULHER MAIS BONITA DO MUNDO


A atriz Sandra Bullock, de 50 anos, ganhou da revista "People" o título de mulher mais bonita do mundo. A capa da edição especial com as mulheres mais belas foi divulgada na quarta-feira passada. Em 2014, o título de mulher mais bonita do mundo ficou com a atriz Lupita Nyong'o, de "12 anos de escravidão".

Em entrevista à publicação, Bullock contou que apenas riu quando ficou sabendo que ganhou a eleição de mulher mais bonita do mundo. "Não, realmente. Eu apenas disse: 'Isso é ridículo'. Eu não contei a ninguém", disse a atriz. Bullock também afirmou que bonito "é a honra de ser a mãe do Louis". O pequeno Louis, de 5 anos, é o filho adotivo da atriz.

"Seja uma boa pessoa, seja uma boa mãe... As pessoas que eu acho mais bonitas são as que não estão lutando para serem bonitas", disse.

A lista deste ano da revista "People" também conta com as cantoras Vanessa Hudgens e Ariana Grande e a atriz Laverne Cox, de "Orange is the new black", entre outras beldades.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL NO CINEMA


Em comemoração aos 515 anos do Descobrimento do Brasil, vamos relembrar dois filmes feitos sobre o evento:


Caramuru - A invenção do Brasil, foi dirigido por Guel Arraes em 2000 como mini-série da Rede Globo, para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Depois foi editado para lançamento nos cinemas, como já tinha sido feito anteriormente com O auto da compadecida.

Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.


Mas o cultuado diretor Humberto Mauro já tinha feito uma versão séria sobre o descobrimento do Brasil em 1936, em uma versão muda.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

TIRADENTES E O CINEMA


Amanhã é o dia de Tiradentes, o Mártir da Independência. Vamos relembrar sua trajetória em três filmes:



Tiradentes estrelado por Humberto Martins em 1999:

A trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Humberto Martins), líder da Inconfidência Mineira, um movimento surgido em Vila Rica (Ouro Preto) em 1789. Tiradentes sonhou junto com amigos e intelectuais ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis (Rodolfo Bottino).


Tiradentes - O mártir da Independência, dirigido por  Geraldo Vietri em 1977:



Com base nos Autos da devassa, na poesia dos inconfidentes e de Cecília Meireles, Joaquim Pedro de Andrade contesta os documentos oficiais da história da Inconfidência Mineira e trata da posição de intelectuais diante da prática de políticas revolucionárias. Realizado em co-produção com a TV Italiana, RAI, como parte da série intitulada "A América Latina vista por seus idealizadores", Os Inconfidentes foi sucesso internacional de crítica e público, tendo sido premiado no Festival de Veneza. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

TODOS OS FILMES DE TOM CRUISE


Quando sou fã de algum ator, gosto de assistir a todos os filmes  dele. Já tinha feito isso com Jason Statham e agora com os filmes de Tom Cruise. 

Tom iniciou carreira aos 16 anos, quando participou de uma montagem escolar do musical Guys and Dolls. Deixou de lado a timidez e foi para Nova York estudar arte dramática. Aos 19 anos (em 1981), conseguiu uma ponta no cult Amor sem fim (Endless love) e um papel maior em Toque de recolher. Dois anos depois fez Vidas sem rumo de Francis Ford Coppola que revelou também vários astros como Patrick Swayze, Matt Dillon, Ralph Macchio, Rob Lowe, C. Thomas Howell, Emílio Estevez e Diane Lane. Além do grande sucesso, Negócio arriscado que arrecadou 75 milhões de dólares só nos Estados Unidos e do equívoco Porky 3 que era um caça-níqueis que não tinha nada a ver com a série Porky’s e só recebeu esse nome para atrair o público jovem.


Em 1986 estrelou seu primeiro grande sucesso, Ases indomáveis (Top Gun) que ficou famoso também pela música Take my breath away e um filme de Martin Scorsese sobre sinuca, A cor do dinheiro, ao lado de Paul Newman e Mary Elizabeth Mastrantonio.

Sua primeira indicação ao Oscar foi pelo soldado mutilado na Guerra do Vietnã em Nascido em quatro de julho (1989), seu papel mais difícil até então.

Sua vida amorosa sempre foi discreta e nunca faltaram boatos quanto a sua suposta homossexualidade. Entre 1987 e o final de 1989 foi casado com a atriz Mimi Rogers e em dezembro de 1990, casou-se com Nicole Kidman, com quem atuou em Dias de trovão, um filme sobre carros que tentava fazer tanto sucesso quanto Ases indomáveis, mas não conseguiu. Pelo menos serviu para ele conhecer Nicole. O casamento foi bem até De olhos bem fechados (1999), o filme testamento de Stanley Kubrick que mostrou que o casamento não ia muito bem. Os dois adotaram duas crianças e se separaram dez anos depois.


Em 2005, começou a namorar com Katie Holmes. No ano seguinte tiveram sua primeira filha, Suri. Mas foi também nessa época que ele perdeu um pouco de sua credibilidade, quando foi ao programa de Oprah Winfrey e parecia deseorientado, pulando no sofá e declarando seu amor a Katie e seu fanatismo pela Igreja da Cientologia, com a qual tinha se envolvido em 1990, por intermédio de sua primeira mulher, Mimi.

Recebeu uma segunda indicação ao Oscar (dessa vez como coajuvante) pelo belo “quebra-cabeças” Magnólia (1999), mas ele já tinha feito muitos filmes entre uma indicação e outra: Questão de honra (1992), A firma (1993), Entrevista com o vampiro (1994) e Missão impossível que foi o início de uma lucrativa franquia composta por quatro filmes (1996, 2000, 2006 e 2011). Já está em pós-produção o novo capítulo da saga: Nação fantasma, que será lançado esse ano e em pré-produção Mena. Foram anunciados também a continuação de Top Gun (2) e de Jack Reacher (Never Go Back), que não tem previsão de lançamento.



FILMOGRAFIA COMO ATOR:
1.                 No limite do amanhã ...(2014)
2.                 Oblivion (2013) .... Jack
3.                 Jack Reacher – O último tiro (2012) .... Jack Reacher
5.                 Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011) .... Ethan Hunt
6.                 Encontro Explosivo (2010) .... Roy Miller *
8.                 Trovão Tropical (2008) .... Les Grossman - Grossman's Office *
9.                 Leões e Cordeiros (2007) .... Senator Jasper Irving
10.            Missão Impossível 3 (2006) .... Ethan Hunt *
11.            Guerra dos Mundos (2005) .... Ray Ferrier *
12.            Colateral (2004) .... Vincent *
13.            O Último Samurai (2003) .... Nathan Algren
14.            Minority Report - A Nova Lei (2002) .... Chief John Anderton *
15.            Vanilla Sky (2001) .... David Aames *
16.            Missão Impossível 2 (2000) .... Ethan Hunt *
18.            De Olhos Bem Fechados (1999) .... Dr. William 'Bill' Harford *
19.            Jerry Maguire - A Grande Virada (1996) .... Jerry Maguire *
20.            Missão Impossível (1996) .... Ethan Hunt *
21.            Entrevista Com o Vampiro (1994) .... Lestat de Lioncourt *
22.            A Firma (1993) .... Mitch McDeere *
23.            Questão de Honra (1992) .... Lt. Daniel Kaffee *
24.            Um Sonho Distante (1992) .... Joseph Donnelly *
25.            Dias de Trovão (1990) .... Cole Trickle *
27.            Rain Man (1988) .... Charlie Babbitt *
28.            Cocktail (1988) .... Brian Flanagan *
29.            A Cor do Dinheiro (1986) .... Vincent Lauria *
30.            Top Gun - Ases Indomáveis (1986) .... Maverick *
31.            A Lenda (1985) .... Jack *
32.            A Chance (1983) .... Stefen Djordjevic
33.            Negócio Arriscado (1983) .... Joel Goodsen *
34.            Porky 3 (1983) .... Woody *
35.            Vidas Sem Rumo (1983) .... Steve Randle *
36.            Toque de Recolher (1981) .... Cadet Captain David Shawn
37.            Amor Sem Fim (1981) .... Billy *

quarta-feira, 15 de abril de 2015

OS VENCEDORES DO MTV MOVIE AWARDS


Aconteceu na noite de domingo, a premiação do MTV Movie Awards, em que o público (geralmente jovem) escolhe os melhores do cinema.

Os grandes destaques foram A culpa é das estrelas, Maze Runner - Correr ou morrer e Vizinhos, com três prêmios cada.

Shailene Woodley (foto) foi a celebridade mais popular do evento. Além de receber prêmio pela carreira, ainda levou como melhor atriz por A culpa é das estrelas.

Confira a lista completa dos ganhadores:
Filme do ano
A Culpa É das Estrelas

Melhor ator

Melhor atriz

Melhor atuação assustadora

Revelação
Dylan O’Brien – Maze Runner: Correr ou Morrer


Melhor atuação sem camisa
Zac Efron – Vizinhos

Melhor dupla
Zac Efron e Dave Franco – Vizinhos

Melhor luta
Dylan O’Brien vs. Will Poulter – Maze Runner

Melhor beijo

Melhor momento “WTF” (Que p**** é essa?)
Seth Rogen e Rose Byrne – Vizinhos

Melhor vilão
Meryl Streep – Caminhos da floresta

Melhor momento musical


Melhor atuação cômica
Channing Tatum – Anjos da lei 2

Melhor transformação
Elizabeth Banks – Jogos vorazes: A esperança – Parte 1

Melhor Herói
Dylan O’Brien – Maze Runner: Correr ou Morrer

Prêmio Gênio da Comédia
Kevin Hart

Prêmio Geração MTV
Robert Downey Jr.

Prêmio Trailblazer (de jovens em destaque)


segunda-feira, 13 de abril de 2015

NO DIA DO BEIJO: A COR DO DESEJO



Hoje é o dia Beijo. Quando fiquei sabendo sabendo disso lembrei logo da música A cor do desejo cantada belamente por Ney Matogrosso que fala da falta que uma boca pode sentir de outra.

A COR DO DESEJO
Júnior Almeida e Guilherme Guima

A tua boca anda oca
Da minha língua

Da minha língua

A minha língua anda à mingua
Sem tua boca
Sem tua boca
Exatos são os teus olhos
Que invadem
E me revelam teu coração
Exata é a cor do teu deserto
A dor do teu deserto
Exatos são os teus beijos
Que me acertam
E a ti revelam meu coração
Exata é a cor do teu desejo
A dor do teu desejo.


O dia do beijo é comemorado mundialmente. Não se tem certeza sobre a origem desse dia, porém acredita-se que a data teve origem em 13 de abril de 1882, quando existia na Itália um homem chamado Enrique Porchelo, que beijava todas as mulheres que encontrava, não importando se eram comprometidas ou não. No dia 13 de abril daquele ano, o padre da região ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que se apresentasse e nunca tivesse sido beijada por ele. Ninguém se apresentou. Acredita-se que as moedas estão escondidas em algum lugar até hoje.









sexta-feira, 10 de abril de 2015

OS INDICADOS AO MTV MOVIE AWARDS

A apresentadora Amy Schumer

No dia 12/05 acontece o MTV Movie Awards, uma premiação descontraída em que os prêmios se dividem em categorias como Melhor Atuação assustadora e Melhor atuação sem camisa. Os vencedores são escolhidos pelo público no site da MTV. 

Os filmes "Guardiões da Galáxia", "A culpa é das estrelas" e "Vizinhos" lideram com 07 indicações cada. A festa desse ano será apresentada pela comediante Amy Schumer. 

Confira a lista dos indicados:

Filme do ano
“Sniper americano”
“Jogos vorazes: A esperança – Parte 1″
“Guardiões da Galáxia”
“Garota exemplar”
“A culpa é das estrelas”
“Boyhood”
“Whiplash”
“Selma”



Melhor atriz
Jennifer Lawrence – “Jogos vorazes: A esperança – Parte 1″
Emma Stone – “Birdman”
Shailene Woodley – “A culpa é das estrelas”
Reese Witherspoon – “Livre”
Scarlett Johansson – “Lucy”




Melhor ator
Bradley Cooper – “Sniper americano” (foto)
Chris Pratt – “Guardiões da Galáxia”
Ansel Elgort – “A culpa é das estrelas”
Miles Teller – “Whiplash”
Channing Tatum – “Foxcatcher”



Melhor atuação assustadora
Rosamund Pike – “Garota exemplar”
Annabelle Wallis – “Annabelle”
Jennifer Lopez – “O garoto da casa ao lado”
Dylan O’Brien – “Maze Runner”
Zach Gilford – “Uma Noite de Crime: Anarquia”



Revelação
Ansel Elgort – “A culpa é das estrelas”
Rosamund Pike – “Garota exemplar”
David Oyelowo – “Selma”
Dylan O’Brien – “Maze Runner”
Ellar Coltrane – “Boyhood”




Melhor atuação sem camisa
Zac Efron – “Vizinhos”
Chris Pratt – “Guardiões da Galáxia”
Channing Tatum – “Foxcatcher” (foto)
Ansel Elgort – “A culpa é das estrelas”
Kate Upton – “Mulheres ao ataque”



Melhor dupla
Channing Tatum & Jonah Hill – “Anjos da lei 2”
Zac Efron & Dave Franco – “Vizinhos”
Shailene Woodley & Ansel Elgort – “A culpa é das estrelas”
Bradley Cooper & Vin Diesel – “Guardiões da Galáxia”
James Franco & Seth Rogen – “A entrevista”



Melhor luta
Jonah Hill vs. Jillian Bell – “Anjos da lei 2”
Chris Evans vs. Sebastian Stan – “Capitão América 2: O Soldado Invernal"
Dylan O’Brien vs. Will Poulter – “Maze Runner”
Seth Rogen vs. Zac Efron – “Vizinhos”
Edward Norton vs. Michael Keaton – “Birdman”




Melhor beijo
Ansel Elgort & Shailene Woodley – “A culpa é das estrelas” (foto)
James Franco & Seth Rogen – “A entrevista”
Andrew Garfield & Emma Stone – “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro″
Scarlett Johansson & Chris Evans – “Capitão América 2: O Soldado Invernal"
Rose Byrne & Halston Sage – “Vizinhos”



Melhor momento "WTF"
Seth Rogen & Rose Byrne – “Vizinhos”
Jonah Hill – “Anjos da lei 2”
Jason Sudeikis & Charlie Day – “Quero matar meu chefe 2″
Miles Teller – “Whiplash”
Rosario Dawson & Anders Holm – “Top Five”



Melhor vilão
Rosamund Pike – “Garota exemplar”
J.K. Simmons – “Whiplash”
Jillian Bell – “Anjos da lei 2”
Meryl Streep – “Caminhos da floresta”



Melhor momento musical
Jennifer Lawrence – “Jogos vorazes: A esperança – Parte 1″
Chris Pratt – “Guardiões da Galáxia”
Seth Rogen & Zac Efron – “Vizinhos”
Bill Hader & Kristen Wiig – “Irmãos desastre”
Miles Teller – “Whiplash”



Melhor atuação cômica
Channing Tatum – “Anjos da lei 2”
Chris Pratt – “Guardiões da Galáxia”
Rose Byrne – “Vizinhos”
Chris Rock – “Top Five”
Kevin Hart – “Padrinhos LTDA”



Melhor transformação
Eddie Redmayne – “A teoria de tudo”
Elizabeth Banks – “Jogos vorazes: A esperança – Parte 1″
Zoe Saldana – “Guardiões da Galáxia”
Steve Carell – “Foxcatcher”
Ellar Coltrane – “Boyhood”