quarta-feira, 22 de abril de 2015

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL NO CINEMA


Em comemoração aos 515 anos do Descobrimento do Brasil, vamos relembrar dois filmes feitos sobre o evento:


Caramuru - A invenção do Brasil, foi dirigido por Guel Arraes em 2000 como mini-série da Rede Globo, para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Depois foi editado para lançamento nos cinemas, como já tinha sido feito anteriormente com O auto da compadecida.

Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.


Mas o cultuado diretor Humberto Mauro já tinha feito uma versão séria sobre o descobrimento do Brasil em 1936, em uma versão muda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário