terça-feira, 25 de maio de 2010

FESTIVAL DE CANNES 2010


Terminou no domingo a 63ª edição do Festival de Cannes, um dos festivais mais respeitados do mundo. 'Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives' foi o filme vencedor da Palma de Ouro. Dirigido por Apichatpong Weerasethakul, 'Uncle' é o 1º filme tailandês a receber o prêmio. O grande prêmio de Cannes foi para 'Of Gods and Men', de Xavier Beauvois, e Mathieu Amalric recebeu o título de Melhor Diretor por 'On Tour'. Juliette Binoche foi eleita a Melhor Atriz por 'Certified Copy', e Javier Bardem ('Biutiful') e Elio Germano ('Our Life') dividiram o prêmio de Melhor Ator.

Nesse ano o Brasil não concorreu com nenhum longa metragem na competição oficial. Na mostra dos realizadores – sessão paralela ao festival - foi exibido no dia 20 o longa “Alegria” de Felipe Bragança e Marina Meliande (ambos de 29 anos) que é de baixo orçamento e foi feito com R$ 750.000.

Concorreu ao prêmio de curta metragem, o brasileiro “Estação” de Márcia Faria, da família de Reginaldo e Roberto Faria. A trama é sobre uma jovem que se instala no Terminal Rodoviário do Tietê em São Paulo, na busca de chances na cidade grande, vai passando o tempo e conhecendo personagens que passam por ali. Infelizmente esse filme também não ganhou o prêmio, que foi para "Un Chienne d'Histoire", de Serge Avedikian.
Foi exibido na estreia da sessão Cannes Classics, em cópia remasterizada a co-produção Brasil/EUA, “O beijo da mulher aranha” de Hector Babenco, exibido no Festival em 1986. Estiveram presentes no Festival além do diretor, a estrela Sonia Braga e o produtor David Weisman. A distribuidora Carlotta Films exibirá o filme na França durante o outono no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário