quarta-feira, 5 de maio de 2010

O PORQUÊ DE TODAS AS COISAS


Toda criança tem a mania de perguntar o por quê de tudo. Por que o céu é azul? Por que o meu nome é esse e não aquele? Por que as coisas tem esses nomes e não outros? E tantas outras perguntas, quase todas sem respostas.

Mas não são só as crianças que buscam respostas. Depois que crescemos, continuamos querendo saber o porquê das coisas serem como são. A diferença é que em vez de perguntar aos pais, aos mais velhos ou aos professores, mudamos nossas fontes de consulta para os livros, a internet, a ciência e até a religião.
Quem nunca se perguntou qual o sentido da vida? Por que temos que morrer? Por que umas pessoas sofrem mais que as outras? Por que a maioria da população é pobre, enquanto a minoria é rica? Por que existem doenças incuráveis, sendo que a ciência está tão evoluída? E quando será encontrada a cura para essas doenças?

Com certeza a maioria das pessoas adultas tem esses e tantos outros questionamentos. Não sei se é o destino que determina nossos caminhos ou se tudo é escolhido por nós através do livre arbítrio. Alguns acreditam que o sofrimento é um castigo pelos castigos que cada um comete e outros que ele é conseqüência de vidas passadas, mas dizem que Deus não castiga e que talvez não há outras vidas. Mas então qual a explicação?

Sei que a fé é fundamental em nossas vidas e que a esperança é que nos move. Não tenho a resposta para nenhuma dessas perguntas, mas o meu consolo é que ninguém tem. Um dia todas as respostas surgem, mas apesar desse dia ser inevitável, ninguém quer que ele chegue.


Gilberto Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário