sábado, 22 de janeiro de 2011

CINDERELA (EUA, 1950)



Este foi o 15º longa metragem dos estúdios Disney, produzido pelo próprio Walt Disney e com certeza um dos seus maiores clássicos. Foi dirigido por Clyde Geromini, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, os mesmos responsáveis por ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, PETER PAN, A DAMA E O VAGABUNDO e 101 DÁLMATAS. Adaptado do clássico conto de Charles Perrault, que depois foi adaptado também pelos Irmãos Grimm e era conhecido inicialmente como A GATA BORRALHEIRA.

A história todo mundo já conhece: a menina Cinderela fica órfã e tem que sofrer nas mãos de sua madrasta e de suas filhas feias e invejosas, até que ela vai ao baile de gala e conhece o príncipe encantado que se apaixona por ela, mas a única coisa que tem para encontrá-la é o sapatinho de cristal que ela perdeu quando fugia desabalada, antes que o feitiço fosse desfeito.

O filme tem apenas 75 minutos de duração, mas apenas a história de Cinderela parecia não ser suficiente para preencher esse tempo, então foram criados alguns personagens que servem de escada para ela, como os quatro ratinhos que são o alívio cômico da história, juntamente com um cachorro que também é mau, outro que é bondoso e alguns passarinhos.

Naquela época, os personagens não eram dublados por atores famosos como acontece hoje em dia.

Foi indicado aos Oscars de Trilha musical, som e canção e pode ser apreciado por qualquer um, mas foi o primeiro longa da Disney endereçado especificamente às meninas com sua história de conto-de-fadas e príncipe encantado.

Em 2002 foi produzido para lançamento em vídeo, uma fraca continuação, que conta três histórias, onde os ratinhos são os verdadeiros protagonistas. Em 2007 foi produzida uma terceira parte, mas nenhuma delas como o original.  


6 comentários:

  1. Bem lembrado! De fato, é mais endereçado às meninas. A história da Branca de Neve acho mais legal, principalmente devido os 7 anões e a Bruxa.

    Lembrei de uma música gravada pelo cantor Paulo Sérgio, em 1971, "Minha Cinderela". Ela tinha tudo para fazer sucesso, mas não fez.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o filme "Branca de Neve" é bem mais querido pelo público (tanto adultos quanto crianças) do que a Cinderela, talvez porque os meninos tenham um pouco de receiro do tema, ou é porque não lhes interessa mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gilberto, parabéns pelo blog.
    Apareça no meu


    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    e vamos trocando idéias
    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Oi Gilberto. me cadastrei na rádio Saudade. Bem interessante. Mas não vi nenhuma referência a Paulo Sérgio.

    Muito obrigado pela dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Tenho todos os clásicos Disney no original.O que eu mais gosto é A Dama e o Vagabundo. Nossa, muito lindo!... Eram todos em VHS, mas eu passei para DVD.É impressionante o trabalho de produção desses desenhos, praticamente artesanal! Esses clássicos foram digitalizados pelas produtoras, mas eu não gostei das novas versões. Mudaram muita coisa. Filmes como Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida são, de fato, mais para o gosto das meninas(até hoje elas gostam de princesas). Mas sempre há uma mensagem em cada um. Qto às dublagens, parece que a Disney tem um padrão, e é ela quem aprova, ou não, as dublagens em cada país. Engraçado, eu odeio filme dublado, mas desenho "tem" que ser dublado... rss

    Obrigada, Gilberto, por me lembrar q um dia fui criança... rs

    ResponderExcluir
  6. Olá Gilberto!
    Parabéns pelo blog.

    Eu adoro a história da Cinderela.

    ResponderExcluir