sábado, 25 de fevereiro de 2012

AS MUSAS DO CINEMA MUDO


LOUISE BROOKS

Seu desempenho mais famoso foi no papel de Lulu em A caixa de Pandora (1928), mas ela era dançarina experiente antes de ser contratada por Hollywood e alcançar a fama com A girl in every post (1928) e depois andando nos trens de carga vestida de menino em Beggars of life (1928). Depois de viver Lulu, não conseguiu mais nenhum papel significativo e foi corista num musical de Grace Moore, passando a escrever artigos críticos sobre cinema. Em 1982 (três anos antes de sua morte) publicou seu livro de memórias, Lulu in Hollywood.

LILIAN GISH

Dona de uma das carreiras mais longas do cinema. Testemunhou o início da indústria e ainda roubava a cena aos 90 anos. Estreou aos 5 anos, juntamente com sua irmã mais nova, Dorothy. Estrelou O nascimento de uma nação (1915), Intolerância (1916), Hearts of the world (1918), Lírio partido (1919), Way down east (1920), Órfãs da tempestade (1922), A letra escarlate (1926) e The wind (1928). No cinema falado, participou de Mensageiro do diabo (1955) e As baleias de agosto (1987).

MARY PICKFORD

Foi a namoradinha dos Estados Unidos, amada por todos, devido a sua imagem de garotinha abandonada, mantida até a idade adulta. Estudou teatro e fez dois filmes com D. W. Griffith que a chamava de “Pequena Mary”, mas ele não se deu conta da força que ela teria no início de Hollywood com filmes como Her first biscuits (1909), A pequena princesa (1917), Rebecca of Sunnybrook farm (1917) e Pollyanna (1920). Exigia salários altíssimos e sabia negociar por eles. Em 1919 formou com Chaplin, Griffith e Douglas Fairbanks a United Artists e se casou com Fairbanks no auge do sucesso.

POLA NEGRI

Nascida na Polônia, estudou dança na adolescência e mudou-se para Berlim em 1917 para trabalhar com Ernst Lubitsch em A múmia (1918), Carmem (1918), Madame Du Bany (1919), Gatinha selvagem (1921) e A modista de Montmartre (1923). Em Hollywood fez sucesso com Bella Donna (1923), Lily of the dust (1924), Paraíso proibido (1924) e Hotel imperial (1927). Sua ligação com Chaplin e Rodolfo Valentino manteve seu nome em alta, mas após a morte de Valentino em 1926, sua fama diminuiu, já que seu forte sotaque não agradou ao público do cinema falado.

VILMA BANKY

Iniciou carreira na Áustria em 1920 e cinco anos depois foi para Hollywood e fez dois filmes com Rodolfo Valentino, A águia (1925) e O filho do Sheik (1926). Sua beleza exótica logo fascinou o público. Contracenou também com Ronald Colman e Gary Cooper e em 1927, casou-se com o astro Rod La Rocque com quem ficou até ele morrer em 1969. seu forte sotaque húngaro impediu sua transição para o cinema falado.

BEBE DANIELS

Aos nove anos já participara de curtas-metragens. Só com o diretor Hal Roach fez 200 filmes. Em 1919 assinou contrato com a Paramount, onde fez papeis leves, de meninas travessas, mas simpáticas. Conseguiu fazer a transição para o cinema falado, participando de Rio Rita (1929), Rua 42 (1933) e Alias French Gertie (1930).




THEDA BARA

Surpreendentemente apesar da época, Theda era uma overdose de fantasia sexual. Ficou famosa por seus personagens sensuais, olhos pintados de negro e seios cobertos por peças reduzidas. Já em seu primeiro filme A fool there was (1915), estabeleceu seu estilo com a frase: “Beije-me seu tolo!”. Fez mais de 40 filmes, como A serpente do Nilo (1915) e A mulher tigre (1917)



CLARA BOW

Um dos primeiros símbolos sexuais de Hollywood. É mais lembrada por seus escândalos na vida pessoal do que pelos seus papeis no cinema. Chamou a atenção em It (1927) como uma caçadora de fortuna que usa o sexo para vencer na vida e depois surpreendeu o público como uma garota inocente que vai para a guerra dirigir uma ambulância em Asas (1927). Por causa da chegada do cinema sonoro e do seu timbre de voz, abandonou o cinema em 1930 depois de mais de 50 filmes.

PEARL WHITE

Era um fenômeno de popularidade nos seriados frenéticos em que corria e olhava admirada para a câmera. Em 1909, entrou para a Powers Pictures como secretária e no ano seguinte estreou em A vida de Buffalo Bill (1910). Fez quase 200 curtas em três anos. Em 1914 participou da série The perils of Pauline para a Pathé e o estrelado internacional veio com The exploits of Elaine (1915). Em 1922, caiu durante um ato acrobático e aposentou-se indo para a França.

MARIE PREVOST

Em uma vida curta fez diversos filmes, como O círculo do casamento (1924), As três mulheres (1924), Beija-me outra vez (1925) e Verdade que triunfa (1929). Conseguiu passar com sucesso para o cinema falado, mas sua carreira entrou em decadência, pois já estava viciada em drogas e ficou relegada a papeis coadjuvantes em filmes sem importância. Morreu de inanição na tentativa de emagrecer.



Fonte de consulta: 1000 que fizeram 100 anos de cinema.


5 comentários:

  1. Que maravilha, Gilberto. Amei. E vc lembrar da Pearl White... sensacional

    O Falcão Maltês

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  2. Também ameia Gilberto, acho curioso perceber como os padrões de beleza mudaram de lá pra cá, mas além disso a beleza delas permanecem imortalizadas em nossos imaginários, eram verdadeiras beldades!!!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/02/margin-call-o-dia-antes-do-fim.html

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  3. A minha favorita é Louise Brooks... Que bela... Achei que faltou a Paulete Goddard, minha segunda favorita: olhos e pernas lindas (Chaplin que o diga!)! Abração e apareça!

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  4. Maravilhoso post! Sempre me encantam essas histórias das musas do cinema mudo. Cada vez me encanto mais.

    um abraço.

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  5. BOA PESQUISA OBRIGADA!!!

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