quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CARMEN MIRANDA


A mais brasileira de todas as estrangeiras com certeza foi Carmen Miranda, que ao contrário do que muitos pensam não era brasileira e sim portuguesa. Nasceu Maria do Carmo Miranda da Cunha em 09 de fevereiro de 1909, mas mudou-se para o Brasil com um ano de idade. Estudou num colégio de freiras, porém teve que abandonar os estudos para trabalhar, pois a família passava por necessidades.


Começou a carreira artística como cantora em 1930 quando lançou seu primeiro disco, “Não vá embora”, mas o sucesso aconteceu com a música “Pra você gostar de mim”, que ficou mais conhecida como “Taí”. A partir daí tornou-se uma das figuras mais conhecidas de nossa música na década de 30, pois além de cantar, ainda dançava, rebolava e fazia trejeitos espalhafatosos, porém sensuais. Foi também em 1930 que estreou no cinema com o filme “Degraus da vida” que ficou inacabado. A estreia vista pelo público foi no desconhecido “Carnaval cantado de 1932”, mas o sucesso aconteceu com os filmes carnavalescos: “A voz do carnaval” (1932); “Alô Alô Brasil” (1935); “Alô Alô Carnaval” (1936); “Banana da Terra” (1938) e “Laranja da China” (1940).

Depois de oito filmes no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos onde fez shows e vários filmes, sendo o primeiro deles, “Serenata Tropical” (1940), seguido de “Minha secretária brasileira” (1942), “Copacabana” (1947) e “Morrendo de medo” (1953), seu último filme.

Enquanto estava morando nos Estados Unidos, visitou o Brasil mas não foi bem recebida, pois seus fãs não concordavam com a mudança e diziam que ela tinha voltado americanizada, o que ela até chegou a cantar em uma de suas músicas. Esse fato deixou-a com depressão e dependente de medicamentos, o que talvez tenha acelerado sua morte em 05 de agosto de 1955 de um fulminante ataque cardíaco durante uma apresentação num programa da TV americana.



Tornou-se um ícone brasileiro ao redor do mundo, sendo homenageada e imitada até os dias de hoje. Quem quer conhecer mais sobre sua vida e carreira não pode perder o ótimo documentário “Carmen Miranda – Bananas is my business” (1994) de Helena Solberg.








3 comentários:

  1. Muito bom tudo por aqui: pisco os olhos e perco selos-prêmios, poemas de alcova, videogames estragados na telona (de que mundo vieste que nunca jogaste "Príncipe da Pérsia", rs?!) e, agora, uma justa homenagem a uma estrela que adoro: além de linda, a primeira grande estrela "nacional" que o Brasil teve, sem esquecer do seu talento incomensurável como cantora e seu brilhantismo como mulher de negócios, sendo amais bem paga da sua geração nos longas nos EUA! Um primor esta "senhora das bananas"! Meu abraço, quase-xará, e apareça: acabaste perdendo postagens cinematográficas (gostas do Cinema de John Hughes?!)!

    ResponderExcluir
  2. Imortal Carmem Miranda! Muito bem lembrada!

    "Taí", um ótimo post!

    Um abraço, Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. AAAAh que lindo! Saudades do desse colorido ziriguidum da baiana!

    ResponderExcluir