terça-feira, 14 de agosto de 2012

DIRETORES BRASILEIROS TIPO EXPORTAÇÃO



"Pixote - A lei do mais fraco” recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o da Associação de críticos de Los Angeles, de Nova York e de Boston. Além da protagonista do filme, Marília Pêra ter sido reconhecida como a melhor atriz pelos críticos dos Estados Unidos e de Boston. Todo esse reconhecimento abriu as portas do cinema americano para o diretor HECTOR BABENCO que dirigiu em 1985 a co-produção Brasil/EUA, “O beijo da mulher aranha” que é baseado no livro de Manuel Puig, compatriota de Hector que é argentino de nascimento, mas naturalizado brasileiro. O filme foi sucesso no mundo todo e deu o Oscar de melhor ator para Willian Hurt. Em 1987, Hector dirigiu o drama “Ironweed” protagonizado por Meryl Streep e Jack Nicholson e em seguida “Brincando nos campos do Senhor” (1989), filmado na Amazônia e que também tinha elenco internacional: Aidan Quinn, Daryl Hannah, Tom Berenger, Kathy Bates, John Lithgow e Tom Waits, além dos atores brasileiros. Infelizmente esses dois filmes não fizeram muito sucesso e na década seguinte, o diretor voltou para as co-produções Brasil/Argentina: Coração Iluminado (2006) e mais recentemente “O passado” (2007). 


O filme “Central do Brasil” (1998) recebeu dezenas de prêmios, além das indicações para o Oscar de melhor filme e melhor atriz para Fernanda Montenegro, o que visibilidade internacional a WALTER SALLES que em 2004 dirigiu a co-produção Argentina/ EUA/ Chile/ Peru/ Brasil/ França/ Alemanha/ México, Diários de Motocicleta sobre a viagem de Che Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul e em seguida o suspense “Água Negra” que era refilmagem de um filme japonês e foi muito criticado por ser um terror psicológico em vez de explícito. Recentemente estreou no Brasil, “Na estrada” que tem no elenco Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Steve Buscemi e Alice Braga. 

Continua...

7 comentários:

  1. Assisti duas vezes Na Estrada e digo que é genial.

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando de ler. Muito bom, Gilberto. Estou esperando o restante. Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Ola Gilberto,dois ótimos filmes,Muito bom teres nos lembrado.Abração meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gilberto. Na verdade, da lista, só assisti Pixote e Central do Brasil (que eu acho maravilhoso). Desse Na estrada ainda não ouvi falar, boa dica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Walter Salles é um orgulho nacional... Ótimo Diretor...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ah. . . "O beijo da mulher aranha" eu, alguns meses atrás, inclusive. Me chamou atenção as imagens da estação de metrô aqui em SP (São Bento, se não me engano) nos anos 80. Enfim, muito além disso é um ótimo trabalho, realmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Assisti boa parte desses filmes, e o que tenho a dizer é que lamento demais as bilheterias de filmes que nem vou citar, você já sabe... rs.

    E vamos para a continuação.

    ResponderExcluir