terça-feira, 8 de junho de 2010

O GOLPISTA DO ANO ***

I love you, Phillip Morris (EUA, 2009)

Desde a época das filmagens, essechamou muita atenção da imprensa brasileira, principalmente pela presença de Rodrigo Santoro no elenco, em papel relativamente pequeno apesar de seu nome aparecer em terceiro lugar nos créditos iniciais. Estreou sexta-feira passada nos cinemas nacionais, o que ainda não aconteceu nas salas americanas, devido ao seu tema “espinhoso”, o homossexualismo. No lançamento nacional, a distribuidora tenta maquiar o seu conteúdo, com um título asséptico: “O golpista do ano” e vendendo-o como a mais nova comédia de Jim Carrey. O que não é verdade, apesar de o filme ter seus momentos engraçados. Talvez a curiosidade atraia o público e também Rodrigo Santoro.

A história é sobre Steven (Jim Carrey), um picareta que é casado com uma mulher e vive de dar golpes nos outros. Depois de um tempo, ele revela que é gay e mostra seu namorado, Jimmy (Rodrigo Santoro). Entre um golpe e outro ele é preso e na cadeia conhece o grande amor de sua vida, o Phillip Morris do título original (Ewan McGregor). É emocionante a cena em que Steven é transferido e Phillip Morris sai correndo atrás dele gritando o seu amor ao som da música “To love somebody” de Nina Simone que também foi gravada pelo Bee Gees.

É uma história real, o que fica evidenciado nas cenas finais, onde os letreiros explicam o destinos das personagens. Mas talvez fique destinado aos guetos, apesar de sua ousadia (ou por causa dela). Há uma cena de sexo, palavrões, beijos, mas nenhuma nudez, além de algumas coisas que ficam subentendidas como insinuações de sexo oral.

Na parte final, ameaça virar um drama, mas ainda há uma reviravolta. O elenco está bem, com Rodrigo Santo bem discreto, Ewan McGregor como o efeminado e Jim Carrey com seus exageros habituais, mas todos muito corajosos “dando a cara pra bater” num filme de tamanha ousadia. Há boatos de que os produtores farão cortes para o lançamento americano. Então veja a versão integral, que é a exibida nos cinemas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário