segunda-feira, 28 de junho de 2010

BRASILIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO


Todos os brasileiros sentem-se tão patriotas nessa época de copa do mundo, que é impressionante. Em dia de jogo do Brasil, o país para. Nas ruas não é possível encontrar viva alma nas ruas no momento dos jogos. Todo mundo com camiseta verde-amarela da seleção (falsificadas ou não), pulseiras, colares e adereços afins, que façam referência à brasilidade, mas é só nessa época. Não vejo comoção tamanha no lançamento de nenhum filme brasileiro (nem nos da Globo Filmes).

Para ver jogo do Brasil, todo mundo é brasileiro, mas para assistir aos filmes nacionais nem tanto assim. Não é tão fácil encontrar alguém que se orgulhe de toda a nossa cinematografia e faça questão de ver tudo o que é feito aqui. Nesse ano, além de Chico Xavier (3.400.326 espectadores) e Xuxa em O mistério de Feiurinha (1.192.252), nenhum outro filme nacional conseguiu alcançar 1 milhão de espectadores, nem mesmo a biografia do presidente Lula (O filho do Brasil) ou filmes premiados em vários festivais como “É proibido fumar” ou “Quincas Berro D’água” que tem uma história bem popular e nem assim conseguiu alcançar 250.000 espectadores.

Não sou contra o futebol brasileiro. Torço como todo mundo, também uso a camiseta da seleção, participo de bolões e quero que o Brasil seja vencedor do mundial, só não consigo entender por que os brasileiros se orgulham tanto do futebol nacional e não se orgulham do nosso cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário