quinta-feira, 24 de junho de 2010

EM BUSCA DE UMA NOVA CHANCE (Em cartaz) ****



Direção: Shana Feste. Com: Pierce Brosnan, Susan Sarandon, Carey Mulligan, Aaron Johnson e Johnny Simmons. 99 min. Ano de produção: 2009.

Estava na porta do cinema anteontem, em dúvida se assistia o badalado Toy Story 3 ou “Em busca de uma nova chance”, o novo filme de Pierce Brosnan. Decidi pelo segundo e não me arrependi. Queria ver um filme adulto e maduro e esse é o caso.

Um rapaz sofre um acidente e morre pouco depois de se declarar à sua amada. O filme mostra a dor dos pais dele (Pierce Brosnan e Susan Sarandon, magníficos). Ela demonstrando sua dor e querendo falar sobre o filho, enquanto ele reprime o quanto pode, até a inevitável explosão. A situação que insinuava melhoras, piora quando a namorada do filho se revela grávida dele e vai morar com eles.

É um filme emocionante, cheio de silêncios que traduzem a dor desses pais pela perda do filho. Como na cena depois do sepultamento, quando os dois e o filho novo voltam para casa de carro, sem dizer uma palavra numa cena que dura quase dois minutos. E em seguida os diálogos em família que tentam superar a perda, todos muito tocantes, inclusive um na praia entre o casal, que tenta se reconciliar depois de uma traição do marido, cena essa que ilustra o cartaz do filme.

O título nacional é estranho. As personagens não estão em busca de uma nova chance. As fatalidades simplesmente acontecem e eles tentam a partir delas superar seus problemas. Não que o título original seja melhor (O maior).

É um filme bonito, mas não muito fácil de ver. Às vezes deixa um nó na garganta, mas apesar disso (ou por causa disso) é indicado a quem quer ver filmes adultos. Talvez esses não sejam muitos, já que a sala só tinha uns 8 espectadores, mas que bom que mesmo assim esses filmes ainda entram em cartaz e emocionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário