quinta-feira, 7 de abril de 2011

FLORINDA BOLKAN


Uma das primeiras atrizes brasileiras a fazer sucesso no exterior, Florinda Soares Bulcão tem lugar garantido no hall de estrelas do cinema italiano. No início da carreira adotou o nome de Florinda Bulcão, mas depois mudou para Florinda Bolkan que seria um nome mais fácil de pronunciar pelos estrangeiros e com certeza mais bonito.

Florinda nasceu no Arraial do Uruburetama (Ceará) em 1937. Deixou o Ceará para tornar-se aeromoça no Rio de Janeiro e depois saiu do Brasil em 1964 para trabalhar como modelo em Paris e em Londres. Estudava na École des Arts de la Sorbonne quando a condessa italiana Marina Cicogna a indicou para o diretor Luchino Visconti que a convidou para um teste para o filme “Os deuses malditos” (1969). Pouco antes ela tinha estreado no cinema em “O ladrão de crimes” (1968) com Jean-Louis Trintignant.


Em Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita

Seu filme mais popular “Anônimo veneziano” (1971) lhe valeu o prêmio David de Donatello (o Oscar italiano), que ela venceu por duas outras vezes, mas seu filme mais lembrado é “Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita” (1970) que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro e tinha no elenco Gian Maria Volonté.

Trabalhou muito pouco em Hollywood, como na série de TV “Strategy” (1984) e nos filmes “Candy” e “Amargo despertar”. O mesmo caso para o Brasil onde estrelou a mini-série da TV Manchete “A rainha da vida” (1987) e depois atuou no filme “Bella Donna” (1998) e dirigiu e atuou em “Eu não conhecia Tururu” (2000).




Foi alvo de fofocas que envolveram seu nome a personalidades como John Kennedy, Richard Burton e mais especificamente com a condessa Marina Cicogna. Em entrevista à revista Veja em 1971, ela assumiu que “Tem dia que quero homem, tem outro que quero mudar o feijão com arroz”.

Sua autobiografia foi publicada no Brasil em 1983.







5 comentários:

  1. Muito sensual. Uma beleza, diferente, exótica, selvagem.
    O único filme q vi com ela foi "Uma lagartixa no Corpo de uma Mulher".

    Confesso q fiquei surpreso desses supostos envolvimentos com Richard Burton e John Kennedy e que Florinda teria assumido ser bissexual. Sempre ouvi falar q a atriz é lesbica, sendo o caso com a Condessa muito falado.

    ResponderExcluir
  2. Independente de sua preferêcia sexual, ela é uma das mais belas mulheres de sua época e de grande talento.
    Creio que devemos respeitá-la por isso.

    Marta Santos,
    Eldorado do Sul - RS

    ResponderExcluir
  3. Com certeza,Marta. A preferência sexual de Florinda Bolkan (e a de todas as outras pessoas) não faz a mínima diferença. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabens por este perfil de Florinda Bolkan. Uma grande atriz brasileira tão pouco reconhecida por aqui alem de uma mulher belíssima.
    Abraços,
    Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei do trabalho da Florinda. Ela representava o nosso povo para o mundo.
    Muito inteligente e linda.

    Paulo

    ResponderExcluir