segunda-feira, 29 de março de 2010

OS 50 ANOS DE RENATO RUSSO


Se estivesse vivo, Renato Russo teria completado no sábado passado, 50 anos. Ele é considerado um dos mais importantes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era bissexual; em 1988, assumiu publicamente.

Em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.

Junto da Legião Urbana lançou vários discos, como:
O politizado LEGIÃO URBANA (1985)
O amoroso DOIS (1986)
O irado QUE PAÍS É ESTE 1978/1987
O religioso AS QUATRO ESTAÇÕES (1989)
O sombrio V (1991)
O reflexivo O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1993)
O depressivo A TEMPESTADE (1996)
O redentor UMA OUTRA ESTAÇÃO (1997)

E as coletâneas:
MAIS DO MESMO (1998)
MUSICA PARA ACAMPAMENTOS
COMO É QUE SE DIZ EU TE AMO
RENATO RUSSO BIS

E o belíssimo CD de músicas italianas EQUILÍBRIO DISTANTE.

Ao longo de sua carreira, escreveu centenas de músicas. Gosto de todas elas, mas guardo carinho especial por algumas, como...

QUASE SEM QUERER

Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso.
Só que agora é diferente:
Estou tão tranquilo
E tão contente.
Quantas chances
desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém.
Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia.
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentira.
Mas não sou mais
Tão criança a ponto de saber tudo.
Já não me preocupo
Se eu não sei porquê
Às vezes o que eu vejo
Quase ninguém vê
E eu sei que você sabe
Quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você.
Tão correto e tão bonito
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos.
Sei que às vezes uso
Palavras repetidas
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?
Me disseram que você
estava chorando
E foi então que percebi
Como lhe quero tanto.
Já não me preocupo
Se eu não sei porquê
Às vezes o que eu vejo
Quase ninguém vê
E eu sei que você sabe
Quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você

Nenhum comentário:

Postar um comentário