segunda-feira, 1 de março de 2010

A CASA DE ALICE (Brasil, 2007) ****


Direção:Chico Teixeira. Com: Carla Ribas, Berta Zemmel, Zécarlos Machado, Felipe Massuza, Ricardo Villaça, Vinícius Zinn e Luciano Quirino. Drama, 92 min.

Um filme brasileiro neo-realista, contando os dramas de uma mulher e de sua família. Alicie (Carla Ribas em atuação impressionante, premiada várias vezes em festivais nacionais e internacionais) é uma manicure que maqueia a realidade fingindo para suas clientes que é uma mulher feliz com seu marido taxista e infiel (Zécarlos Machado). O retorno de um ex-namorado (Luciano Quirino), agora casado com uma de suias clientes traz um pouco de desejo à sua vida em uma consequente traição.

O filme se passa quase todo na casa de Alice ou no salão de beleza em que ela trabalha. São contados também os dramas de sua mãe que está ficando cega (Berta Zemmel) e que corre o risco de ser manda para um asilo por seu genro; o filho mais velho que é garoto de programa; o do meio que rouba o dinheiro da avó; o mais novo que a trai apesar de ser o preferido e do marido que tem um caso extra-conjugal com uma vizinha mais nova.

São pequenos dramas pessoais e intimistas e tudo tão humano e comovente que é impossível não se envolver. O filme começa lentamente com a câmera mostrando a casa de Alice antes dos seus moradores acordarem e vai fluindo calmamente, mas em nenhum momento é chato ou desinteressante. Há muitos diálogos e inevitáveis silêncios, todos necessários para que o espectador conheça a psicologia de cada um desses personagens e de seus dramas que poderiam acontecer a qualquer um.

Com certeza mereceu todos os prêmios que recebeu. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário