sábado, 20 de novembro de 2010

INSOLAÇÃO (2009) ***


O título pouco atrativo pode afastar o público desse belo filme que fala do amor e da paixão. Numa cidade pequena castigada pelo sol, vários personagens confundem a sensação febril de insolação com o início da paixão.

Paulo José é o narrador da história que diz ser sobre a tristeza: Simone Spoladore vive uma mulher com problemas psiquiátricos que vaga perdida pela cidade em busca de alguém para amar e por isso acaba tendo relações sexuais com vários homens; Leonardo Medeiros diz que ama todas as mulheres no início dos relacionamentos e atualmente Maria Luisa Mendonça que não o ama; uma menina de 13 anos nutre uma paixão infundada por ele, enquanto um menino da mesma idade é apaixonado pela personagem de Leandra Leal que está doente e tem um caso com o pai dele. Além de alguns outros, todos desorientados que tem consciência que precisam amar e ser amados, mas não conseguem fazer isso acontecer e por isso tornam-se profundamente infelizes.


Daniela Thomas que antes co-dirigia com Walter Salles (Terra Estrangeira, O primeiro dia) agora assume o posto com Felipe Hirsch que é estreante na direção.

Apesar de ser um filme muito bonito, não é fácil de se ver em momento algum. Tem um ritmo bastante lento, cenas longas com câmera imóvel e um final em aberto que não resolve todas as histórias. Talvez o amor não tenha mesmo solução, mas se você tiver paciência não vai se arrepender.

Download do filme Insolação

Onde fica a tua casa?
Porque é que eu não acho?
Como é o seu retrato?
Como é que eu vou embora?
Porque é que você olha
Pra onde eu não ando?
Porque é que você anda
Pra onde eu não vejo?
                             Kid Abelha

A música "Como é que eu vou embora" do Kid Abelha, apesar de não ser tema do filme, ilustra bem o seu espírito, do quanto é difícil encontrar o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário