segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LÚCIO FLÁVIO - O PASSAGEIRO DA AGONIA



Revi dia desses o clássico brasileiro, “Lúcio Flávio – O passageiro da agonia” na versão lançada em DVD há pouco tempo, que tem qualidade excelente de som e imagem. Fiquei meio traumatizado na primeira vez que vi o filme em uma cópia que baixei na internet: era tirada de VHS e deixava a desejar a quem não conhecia esse que foi o segundo filme dirigido por Hector Babenco.

Tinha lido o livro de Osvaldo Louzeiro (no qual o filme se baseia) alguns anos atrás e gostei do enredo de cara, por isso me contentei com a versão tirada do VHS. Louzeiro colabora no roteiro juntamente com Hector Babenco e Jorge Duran.

O bandido Lúcio Flávio (Reginaldo Faria), antes de morrer, conta para um repórter, o nome dos policiais que o protegiam mediante pagamento e como se tornou um marginal. Em flashback é mostrada a sua história: os roubos, assassinatos, prisões, fugas, a relação de amizade com os integrantes do bando, o amor que sente pela esposa (Ana Maria Magalhães) e a relação de dualidade com a polícia (Paulo César Pereio).

Foi grande sucesso de bilheteria e fez mais de 5,4 milhões de espectadores. O elenco de grandes nomes, conta ainda com Milton Gonçalves, Ivan Cândido, Grande Otelo, Lady Francisco e Stepan Nercessian (num papel até pequeno como um colega de prisão de Lúcio Flávio).

Denso e forte, o filme retrata um período negro da história do Brasil, à época da repressão militar e do Esquadrão da morte, formado por policiais. Isso mostra que “Tropa de elite 2” não foi o primeiro filme brasileiro a denunciar a corrupção policial. Babenco já fazia isso há mais de 30 anos.

Na mesma época do lançamento desse DVD, foram lançados também “O rei da noite”, “Pixote – A lei do mais fraco”, “O beijo da mulher aranha” e “Brincando nos campos do Senhor”, outros filmes de Babenco ainda inéditos no formato e também imperdíveis, como este.


Download de Lúcio Flávio - O passageiro da agonia

4 comentários:

  1. Ola gilberto bom dia meu querido,bom eu fiz o download do filme lucio flavio mas consegui fazer só da parte 2 a 11 pois a parte o nao consigo depois de clicar no link aparece como pagina nao existente vc pode me ajudar meu amigo
    muito obrigo fico no aguardo pois sem a parte 1 nao consigue abrir as outras partes
    spfc_estadio @hotmail.com beto rodrigues

    ResponderExcluir
  2. O link da parte 1 já está consertado, Beto. Qualquer coisa do tipo que você encontrar no blog é só dizer que se estiver ao meu alcance eu corrijo. Obrigado pela visita e por seguir o Gilberto Cinema. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, quero agradecer pela oportunidade de baixar pelo blog o filme Lúcio Flávio.

    ResponderExcluir