segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CEDO DEMAIS - PARTE 3



RIVER PHOENIX

Seu nome estranho – rio em inglês – é herança dos pais hippies que deram nomes semelhantes aos outros filhos: Chuva, Folha, Arco-Íris, Liberdade e Verão. Nascido em 23/08/1970, River viveu em mais de 40 cidades diferentes. Usou o dinheiro que ganhou com seu primeiro filme – Viagem ao mundo dos sonhos (1985) para comprar uma fazenda na Flórida, onde morou vários anos com a família. Participou em seguida de Conta comigo (1986), O peso de um passado (1988) em que foi indicado ao Oscar de coadjuvante; Espiões sem rosto (1988); Indiana Jones e a última cruzada (1989), onde vivia o jovem aventureiro e Te amarei até te matar (1990), até o grande sucesso de Garotos de programa (1991) de Gus Van Sant. Mas se envolveu com as drogas e morreu de overdose em 31/08/1993, aos 23 anos.





















BRANDON LEE

Filho do lendário Bruce Lee, Brandon Bruce Lee nasceu em 01/02/1965 na Carolina do Norte (EUA) e desde que começou a andar seu pai já o treinara no estilo do Jeet June Do, mais infelizmente quando ele tinha 8 anos, Bruce morreu repentinamente de aneurisma cerebral. Desde pequeno Brandon se interessou por interpretação, mas queria ser conhecido por suas habilidades teatrais e não por seu “dotes” marciais, mesmo assim ficou marcado por ser um exímio lutador nos filmes que fez. Estreou no telefilme Kung fu: o filme (1986), mas começou a chamar a atenção em Missão Resgate (1990), fazendo em seguida Massacre no bairro japonês (1991), Rajada de fogo (1992) e O Corvo (1994), um filme que ele definitivamente não deveria ter feito. Durante as filmagens, uma arma deveria ser disparada em Eric Draven (personagem de Brandon) e por um erro do armeiro havia uma bala de verdade no cano que o atingiu quebrando sua coluna vertebral e perfurando seus órgãos internos. Houve rumores de que os negativos dessa cena foram destruídos, mas fontes extra-oficiais garantem que ela foi inserida na versão final do filme, devido a um erro de continuidade e à presença de um dublê em momento desprovido de perigo, sugerindo que Brandon começou a cena e o dublê a terminou depois que ele já tinha morrido. Brandon morreu aos 33 anos, em 31/03/1993, 17 dias antes da data de seu casamento que seria realizado no México. O corvo é dedicado à ele e à sua noiva, Elisa Hutton.









HEATH LEDGER

Heathcliff Andrew Ledger nasceu na Austrália em 04/04/1979, mas só se tornou conhecido quando começou a atuar no cinema americano a partir de 10 coisas que eu odeio em você (1999) em que ele também demonstrou talento de cantor ao entoar Can’t take my eyes of you. Nos anos seguintes atuou em 19 filmes, incluindo O patriota (2000), Coração de cavaleiro (2001), Ned Kelly (2002) e O segredo de Brokeback Mountain (2005) em que vivia um romance proibido com Jake Gyllenhall. Sua atuação foi muito elogiada e lhe rendeu o prêmio de melhor ator pelo New York Film Critics Circle Awards e pelo Australian Film Institute Awards. Em seguida viveu outro papel muito elogiado, o Coringa de Batman – O cavaleiro das trevas (2008). Em 22/01/2008 foi encontrado morto em seu apartamento. Suspeitou-se de suicídio, mas depois a polícia concluiu que a morte foi acidental por ingestão de remédios prescritos para efeito calmante e sonífero. Tinha deixado inacabado o filme O mundo imaginário do Dr. Parnauss, que foi concluído por outro ator vivendo seu personagem. Recebeu um Oscar póstumo de coadjuvante por Batman – O cavaleiro das trevas.





MARGAUX HEMINGWAY

Nascida em 1955, a neta do lendário escritor Ernest Hemingway e irmã da também atriz Mariel Hemingway, chegou a Nova York em 1974 e um ano depois já era modelo famosa e foi convidada para estrear no cinema ao lado da irmã em A violentada (1976). As críticas desfavoráveis desencadearam um processo auto destrutivo com o uso de drogas, álcool, além da obesidade depois que sofreu um acidente de esqui no Natal de 1986, que o fez ficar seis meses de cama e engordar 40 quilos. Em 1989 retornou ao cinema em Love in C-Menor e em 1990 posou nua para a Playboy americana. Sofria de epilepsia e supõe-se que tenha se suicidado como o avô Ernest, quando seu corpo foi encontrado já em decomposição no apartamento em que morava sozinha, em 01/07/1996, aos 41 anos.


JOHN CANDY

Um dos mais queridos atores dos anos 80, o gordinho John Candy nasceu em 1950 e estreou no cinema em 1978 em Parceiros do silêncio, mas o sucesso só aconteceu a partir de 1984, quando estrelou Splah, uma sereia em minha vida, Chuva de milhões (1985), A pequena loja dos horrores (1986) e S.O.S. – Tem um louco solto no espaço (1987). Em 1989 começou a apresentar dois programas semanais de rádio, Radio Candy e Camp Candy. Faleceu de um ataque cardíaco fulminante em 1994, aos 43 anos, quando filmava Dois contra o Oeste.


















JOHN BELUSHI

Nascido em 1949, John despontou para o sucesso no programa Saturday Night Live e estreou no cinema em Com a corda no pescoço (1978), protagonizando em seguida Clube dos cafajestes (1978) e o grande êxito de Os irmãos cara-de-pau (1980), quando o álcool e as drogas já começavam a afastá-lo dos amigos. Seus dois últimos filmes são de 1981, Brincou com fogo acabou fisgado e Estranhos vizinhos. Encontrando dificuldades para conseguir bons papéis foi se entregando à dependência de drogas até morrer de overdose em 05/05/1982, aos 33 anos.


Fonte de Consulta: Astros e Estrelas e seus filmes em vídeo (1990)


Continua...

2 comentários:

  1. É també trágico para nós, fãs destes atores, saber de seus desaparecimentos tão cedo. Até mesmo quando não é assim e a vida de um astro maior, mas de mais idade, sevai, nossa dor não é menor. Porém, aqueles que se vão por doenças, pouco se pode fazer e somente lamentar. No entanto, aqueles que se entregam ou às drogas ou mesmo a vícios que depalperam as pessoas, como o alcool, o fumo exagerados e que também não passam de drogas, não sabemos como deitar opiniões. Isto porque são mortes procuradas onde estes, na busca por refúgios ou soluções para seus problemas, mergulham em viagens que normalmente não tem retorno.
    Temos somente que lamentar por eles. Sentimento comum a todos cinéfilos, acredito.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Jurandir, quanto às doenças não se pode fazer nada, mas quanto às drogas, bebidas e suicídio... Mas cada um sabe de si (ou será que não?)

    ResponderExcluir