segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FILMES NACIONAIS NA TV ABERTA EM 2010


Pelo segundo ano consecutivo a TV Brasil foi a campeã na exibição de filmes nacionais na TV aberta. Segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos 233 filmes nacionais exibidos nesse veículo ao longo de 2010, 80 foram ao ar pela TV Brasil.


Desde o início de sua transmissão em 2007, a TV Brasil criou importantes janelas de exibição para o Cinema Nacional com longas, médias, curtas, documentários e animações. Mas isso já aconteceu há muitos anos quando a emissora ainda se chamava TVE Brasil e exibia o Programa Cadernos de Cinema apresentado por Vera Barroso e que era um dos meus programas preferidos, já que apresentava discussões acaloradas sobre os filmes exibidos.


A Rede Globo que apresenta semanalmente (nas madrugadas de segunda-feira) a Sessão Brasil, foi a segunda colocada, seguida pela TV Cultura. A Band exibiu apenas uma produção nacional e o SBT, a Record e a Rede TV! não exibiram nenhum filme. Uma vergonha!


3 comentários:

  1. Bem interessante esse post.

    Gilberto, olhei comentários seus no blog do Antonio. Meu blog o do vazio da existência, não estava contaminado com vírus. De fato, havia um aviso de que o mesmo estava contaminado, mas, nenhum vírus foi detectado no meu antivírus, e o blog e meu pc estavam funcionando normalmente. O aviso desapareceu, e agora está tudo normal, assim como está nos meus outros dois blogs, felizmente.

    Creio que isso foi um bug, e em alguns blogs, o aviso ainda permanece...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não sei se existe mas, se não, deveria haver uma lei Federal obrigando todos os canais, mesmo em TV'S a cabo, a exibirem filmes nacionais. Ainda que em menor proporção, já que temos o Canal Brasil,(66), que difunde muito bem nosso cinema. Mas é pouco. Presigiando o cinema Nacional, que melhorou muito e, mesmo os filmes mais antigos existem alguns muito interessantes, para que nossa obra tenha mais abertura, conhecimento, bebates e comentários.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, Jurandir. As emissoras de TV deveriam ser obrigadas por lei a exibir filmes nacionais, tanto as abertas, quanto as tvs a cabo. Até houve uma lei há um tempo atrás que pretendia que isso fosse feito, mas infelizmente não foi aprovada, então cada emissora faz o que quer...

    ResponderExcluir