segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TRAÍDOS PELO DESEJO


Um soldado inglês (Forest Whitaker) é sequestrado por agentes do IRA – Exército Republicano Irlandês e tem sua morte decretada. Antes que isso aconteça pede a um dos terroristas, Fergus (Stephen Rea) que procure sua namorada Dil (Jaye Davidson) e cuide dela. Ele cumpre o prometido, mas se apaixona por Dil, sem contar com o fato de que seus ex-colegas do IRA voltam a procura-lo e ameaçam o romance.

Na época do lançamento de TRAÍDOS PELO DESEJO, os produtores pediram a quem já tinha assistido que não revelassem o segredo do filme e não vou ser eu a fazer isso, mas o bom observador vai perceber pela voz de Dil (tanto a original quanto a dublada), a verdade. E quase 20 anos depois, mesmo quem não assistiu ao filme, sabe do que se trata.

Fez grande sucesso e causou muita polêmica esse vencedor do Oscar de roteiro original e que teve cinco outras indicações: Ator: Stephen Rea (que participou de quase todos os filmes de Neil Jordan), Coadjuvante: Jaye Davidson (que depois desse, só fez Stargate), além de montagem, Diretor e Filme.

Jordan realizou um sensível filme sobre aceitação, amor, desejo e remorso, onde o cunho político é usado apenas para contar essa história de amor anti-convencional que merece ser do conhecimento de todos.


Direção: Neil Jordan. Com: Stephen Rea, Miranda Richardson, Jaye Davidson, Forest Whitaker e Jim Broadbent. Drama, 112 min.



6 comentários:

  1. Esse filme preciso assistir. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. É um bom filme mesmo, q envolve o expectador. Whitaker mesmo com pouco tempo em cena tem um grande atuação.

    ResponderExcluir
  3. A cena que o segredo é revelado foi muito polêmica na época.

    Todo o elenco está bem, inclusive Jaye Davidson que depois praticamente sumiu.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ótimo filme, já faz um tempasso que o assisti, algumas sequências são pertubadoras e estão na minha memória até hoje... É de fato um excelente roteiro e ótimas atuações!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Stephen Rea mostrou porque é um ator sensacional e jaye transformou Dil em uma personagem irresistível....não tem ninguém que deixe de entender a paixão de Fergus!

    ResponderExcluir