quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DAMOLÂNDIA: CIDADEZINHA CHEIA DE GRAÇA

Eu em frente ao ponto turístico de minha cidade


Minha terra natal e onde ainda vivo, Damolândia (GO), completa hoje 54 anos. Pela tradição das pessoas mais velhas, ficou conhecida como a cidade do carro-de-boi, devido àqueles que todos os anos fazem o percurso de mais de 70 km até a cidade de Trindade (GO) de carro-de-boi, relembrando os velhos tempos em que todos viviam do serviço do campo e eram muito pobres.


Damolândia é uma cidade pequena, com pouco mais de 2.700 habitantes e sem muitas opções de lazer. Não há cinema, teatro, shoppings ou boates. Só alguns barezinhos, muito manjados. Mas tem a vantagem de ser uma cidade muito pacata. Quase não há roubos ou mesmo casos de violência e todo mundo se conhece e sabe da vida um do outro, o que em certo ponto até atrapalha, pois gera a temida fofoca, que só atrapalha a vida de todo mundo, causada por aqueles que não tem muito o que fazer, ou mesmo tendo, fazem questão de destilar um pouco de veneno.

Não há muitas opções de emprego, então alguns tem que se mudar para Goiânia, mas na primeira oportunidade retornam, pois todo mundo gosta muito daqui.  

O poema que melhor representa Damolândia é Cidadezinha cheia de graça, que parece que foi feito pra ela:



Cidadezinha cheia de graça

Mário Quintana

Cidadezinha cheia de graça…
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça…
Sua igrejinha de uma torre só.
—-
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca, nem um segundo…
E fica a torre sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!…
—-
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo ( que triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha… Tão pequenina
Que toda cabe num só olhar…





7 comentários:

  1. Que bom que escolheste um poema do Mário Quintana, gaúcho como eu, para descrever tua "cidadezinha"!
    O importante numa cidade são seus moradores e a qualidade de vida que, com certeza, vocês tem aí e de sobra.
    Parabéns pelos 54 anos de Damolândia!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto, como vai? Trabalhei esse poema esses dias na minha sala de aula...sua descrição sobre a cidade me fez imaginá-la. É o tipo de lugar onde todo mundo se conhece, né? Gostei de ler, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo circulando uma grande fofoca, prefiro as pequeninas cidades. Para evitar as fofocas, evite fazer o que não deve.
    É melhor fofoca que violência.
    Diversão se usa a criatividade.
    Sua cidade parece muito quente.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que legal, amigo!
    Parabéns pra sua cidade!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia sua cidade, sequer pelo nome. Com certeza é um local pacato, um mundo completamente diferente da loucura das grandes metrópoles.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu bem que gostaria de morar em uma cidadezinha como a sua Gilberto,acho que cidades assim possuem mais essência e pureza,diferentemente das cidades grandes que são um verdadeiro caos.
    Parabéns pra sua cidade.
    Abraço!

    Bruno

    ResponderExcluir