quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O FENÔMENO AMANHECER



Confesso que nunca fui fã da saga Crepúsculo, mas mesmo assim assisti a todos os filmes, influenciado pela avassaladora maioria. O primeiro deles era quase insuportável, mas a série foi melhorando com o passar do tempo e a mudança de diretores, sempre prestigiados, mas que nunca deixaram sua marca, talvez para não espantar o público, se é que isso seria possível.

Este é o quinto filme. Os anteriores foram Crepúsculo (2008), Lua nova (2009), Eclipse (2010) e Amanhecer – Parte 1 (2011) renderam um bilhão de dólares nos Estados Unidos e 2,5 bilhões no resto do mundo e serviram para transformar em astros Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner.


O Brasil tem mais de 2.300 salas de cinema, das quais 1300 foram ocupadas com o filme que tem o quilométrico título de A saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 – O final. E devido a essa maciça ocupação, conseguiu atrair 3.147.557 espectadores de quinta-feira a domingo (15 a 18/11/2012), o que não deve ser diferente nessa semana. Não tem mais pra nenhum outro filme enquanto essa febre não passar e todos os fãs ou curiosos tiverem assistido.

Ontem, sete dias depois da estréia, pensei que já tinha diminuído um pouco a lotação das salas e fui com três amigos (Roberto, Rennan e Lucélia) ao Araguaia Shopping, mas ainda continuam do mesmo jeito: filas enormes com todos esperando para ver Amanhecer. Ninguém queria ver outro filme.

Toda a crítica especializada o louva como o melhor da série. Se isso é verdade? É sim. A parte inicial é meio chatinha, mas quando a ação começa, o filme melhora muito. O público que lotava a sala chegava a aplaudir quando os vilões levavam a pior ou morriam, como se estivéssemos em um teatro e os atores pudessem ouvir os aplausos.


O filme começa exatamente quando termina a parte 1 com Bella acordando e tomando conhecimento da filha Renesmee que é meio humana, meio vampira, o que causa o maior conflito quando todos pensam que ela é uma ameaça e tentam destruí-la. Os vampiros e os lobos reúnem-se para a luta e tem até uns índios brasileiros bem fajutos para ajudá-los no momento chave. Toda vez que as duas índias da Amazônia apareciam o público ria, pois está na cara que elas não são brasileiras e até o figurino é equivocado. É um bom filme, apesar de uma reviravolta inesperada decepcionar um pouco, mas como disse meu amigo, a emoção do momento anterior já tinha valido a pena. Apesar de ter gostado, ainda bem que a saga acabou.


Do elenco principal todos tentam alçar voos mais altos e prosseguir com o sucesso além da série e provando que tem talento. Isso é um pouco mais complicado e talvez ainda leve um tempo. Pattinson chegou a participar de Harry Potter e o cálice de fogo (2005) antes de Crepúsculo e depois no subestimado Lembranças (2010), Água para elefantes (2011), Cosmópolis (2012) e Bel Ami – O sedutor (2012).


Kristen Stewart já tinha feito vários filmes, como Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000), O quarto do pânico (2002), Ninguém segura essas crianças (2004), Zathura – Uma aventura espacial (2005), Na natureza selvagem (2007) e depois da saga, Férias frustradas de verão (2009), Corações perdidos (2010), Na estrada (2012), onde aparece até nua e Branca de neve e o caçador (2012), que causou a maior polêmica quando foram divulgadas fotos suas com o diretor do filme, o que abalou seu romance com Pattinson, mas agora tudo parece estar normal e já foi anunciada a continuação desse filme.


Taylor Lautner participou de As aventuras de Sharkboy e Lavagirl (2005), Doze é demais 2 (2005) e depois Sem saída (2012). No ano que vem será lançado Gente grande 2. Se nem o primeiro era bom, imagina o segundo! Dos três, foi o que teve menos visibilidade depois da série.

Vendo toda aquela lotação na sala e pessoas empolgadas, fiquei relembrando as sessões com salas vazias que eu presenciei, como quando assisti À beira do caminho em Ribeirão Preto e não havia ninguém além de mim na sala. Pensei que nem iam exibir o filme só para mim, mas o fizeram. Isso aconteceu outras vezes, mas o fato de eu ir mais ao cinema à tarde colabora para isso, já que as salas costumam lotar mais à noite ou nos finais de semana.


E doe medula óssea para ajudar quem precisa...

2 comentários:

  1. Oi, Gilberto! Acho que você assistiu o filme na minha cidade...também assisti ontem, sala cheia e pessoas aplaudindo na melhores cenas (hahaha, foi ilário, mas tudo bem). Concordo que o enredo da saga não é brilhante, mas esse último filme é diferente do livro, e melhor. Quanto ao casal protagonista, li a pouco no site do MSN que a Kristen está grávida do Robert...será verdade?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. De todas as franquias que rolou nos últimos anos,essa é sem sombra de duvida a mais dispensável. Muitos comparam com a saga Harry Potter, o que eu acho um equivoco grande, pois diferente da saga do jovem bruxo que foi amadurecendo a cada capitulo, essa simplesmente foi piorando a cada capitulo. Dispenso totalmente.

    ResponderExcluir