segunda-feira, 22 de junho de 2009

AO ENTARDECER (EUA, 2007)

Amor, família, amizade, solidão, casamento e morte são temas universais e constituem o emaranhado de situações que formam "Ao entardecer".
Ann (Vanessa Redgrave) está á beira da morte (um grande problema do filme é que não se explica qual a sua doença e porque ela está morrendo) e resolve contar às suas filhas a história do grande amor de sua vida, Harris. Então Claire Danes (como Ann jovem) chega a uma casa de praia para o casamento da amiga Lilá (Mamie Grummer, que é filha de Meryl Streep) e conhece Harris (Patrick Wilson), um amigo de infância que agora é médico e por ele se apaixona. Harris também é o grande amor de Lilá que está prestes a se casar com Carl. Buddy também é apaixonado por Ann, mas uma grande tragédia impede que ele lute por esse amor. Esse acontecimento também muda a vida de outros personagens.

No presente Lila (agora Meryl Streep) vai visitar Ann em uma cena comovente com dois monstros sagrados do cinema: Meryl e Vanessa Redgrave. A cena é emocionante onde as duas relembram o passado e contam o que fizeram de suas vidas, mas as expectativas deixadas pela capinha do DVD eram maiores e achei que seria revelado algum segredo que mudaria todo o rumo da história, o que não acontece, mas a visita faz bem a Ann que então pode descansar. O elenco é um dos pontos altos do filme e conta ainda com Toni Collete, Natasha Richardson (que é filha de Vanessa Redgrave e morreu em um acidente enquanto esquiava no início desse ano), Glenn Close, Claire Danes, Patrick Wilson e Hugh Dancy.
O papel de Glenn Close é pequeno mas ela dá um show como a mãe de Buddy em uma cena em que ela recebe uma péssima notícia. O mesmo Buddy de início aparenta ser homossexual, pois beija Harris na boca e depois conta que é apaixonado por ele, mas depois revela seu amor por Ann, quando conta que guarda por quatro anos no bolso um bilhete que ela escreveu.
Há algumas referências a estrelas quando Ann e Harris dão seus nomes a algumas delas, então vem à mente outro filme que Claire Danes fez no mesmo ano, o belo: Stardust – O mistério da estrela.

Ao entardecer é um filme singelo e emocionante, que faz pensar sobre nossas vidas e como as coisas ás vezes (ou quase sempre) não acontecem como queremos; sobre o medo da solidão e a inevitabilidade da morte. Vale a pena assistir! (7,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário