sexta-feira, 26 de junho de 2009

MENINO DE ENGENHO (BRASIL, 1965)

Direção: Walter Lima Jr. Com: Geraldo D’el Rey, Sávio Rolim, Antonio Pitanga, Maria Lúcia Dahl, Anecy Rocha e Rodolfo Arena. 110 min.
Li há alguns anos o romance Menino de Engenho de José Lins do Rego que conta a história de Carlinhos, um menino que vai para o engenho do avô depois da morte de sua mãe e ali encontra outros parentes que preenchem a sua carência paterna, se apaixona, tem a iniciação sexual, encontra amigos e ao final amadurece.

Morria de vontade de assistir a este que foi o primeiro filme dirigido por Walter Lima Jr. (A ostra e o vento) em 1965 e qual não foi minha surpresa ao perceber que o filme é bem inferior ao livro e não traz as mesmas emoções. Tudo é meio corrido e o personagem de Carlinhos (Sávio Rolim) parece um coadjuvante frente aos adultos Geraldo D’el Rey, Maria Lúcia Dahl (em um de seus primeiros filmes) e Anecy Rocha (irmã de Glauber Rocha). Glauber (Terra em transe) aqui assume a função de produtor, mas eu não sei a que se deve a frieza e falta de emoção no filme. O cinema novo estava começando e Walter estreou aqui depois de ser assistente de Glauber em Deus e o diabo na terra do sol. Este filme foi muito elogiado, recebeu vários prêmios em festivais de todo o Brasil e foi restaurado recentemente, mas não me tocou nem um pouco, talvez porque eu não goste muito dos filmes do cinema novo, mas se você gostar, arrisque. (4,0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário