domingo, 21 de junho de 2009

SEXTA-FEIRA 13 (EUA, 2009)

“Sempre mais do mesmo,
não era isso que você queria ouvir.”
Renato Russo
Direção: Marcus Nispel. Com: Jared Padalecki, Danielle Panabaker, Amanda Rigetti. 97 min.


Será que o cinema precisava de mais uma Sexta-feira 13? Já foram feitos desde 1980, 10 filmes com o afogado Jason Voorhees e um outro que junto este com Freddy Krueger da série “A hora do pesadelo”, (Freddy X Jason, EUA, 2003). Então tiveram a idéia de refilmar o primeiro filme, feito em 1980, por Sean S. Cunningham, que aqui assume como produtor.

O filme pretende apresentar Jason às novas gerações e por causa disso é bem movimentado e tem toques de crueldade e violência feitos para agradar os jovens que são o público principal desse tipo de filme, além de um orçamento bem mais polpudo. Mas 1980 não foi há tanto tempo atrás e essas “novas gerações” poderiam muito bem conhecer o filme original, apesar dele ter sido o menos reprisado pelas Tvs, mas foi lançado em VHS no final dos anos 80 e mais recentemente em DVD.
Refilmar os filmes de terror dos anos 80 agora é moda. Primeiramente o mesmo Marcus Nispel que dirige este, refilmou “O massacre da serra elétrica” (2003), feito originalmente por Tobe Hopper em 1974; Rob Zombie fez Halloween: O início (2007), a partir do original de John Carpenter (1978); já em 2009, Patrick Lussier refez “Dia dos namorados macabro”, cujo original de 1981, nem era memorável, não teve continuação e poucos se lembram dele. Simultaneamente a esta nova versão, foi lançado este Sexta-feira 13.
No início do filme, um flashback mostra como a mãe de Jason foi morta e como este morreu afogado no lago Crystal, sem que ninguém pudesse ou quisesse salva-lo. Vários anos depois um jovem procura por sua irmã desaparecida e acaba encontrando com um grupo de jovens que está indo passar as férias em uma cabana no lago Crystal e o espectador tem certeza que quase todos eles serão assassinados pelo vingativo Jason. Então não há nenhuma novidade, é sempre mais do mesmo: é só aguardar pela próxima morte e o inevitável fim, que deixa as portas abertas para uma continuação.
O elenco é formado por nomes desconhecidos, mas só o tempo dirá se algum deles chegará ao estrelato, como aconteceu como Kevin Bacon que estrelou a primeira versão desse filme. Ainda não assisti ao filme de 1980, mas não fiquei nem um pouco impressionado com este, que é igual a todos os outros 11 já feitos, mas os fãs de terror podem gostar, só não aprenderão nada de novo. (5,0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário