segunda-feira, 25 de junho de 2012

DOE MEDULA ÓSSEA



Sei que o Gilberto Cinema não é um blog sobre saúde, mas esse é um assunto que gosto muito e sempre procuro falar sobre ele aqui. O filósofo Arthur Schopenhauer (1788 - 1860) já dizia que 9/10 de nossa felicidade depende de nossa saúde. Com ela tudo se torna fonte de deleite, mas sem ela nenhum bem exterior é fruível (nem mesmo o cinema completo eu).

O assunto escolhido para hoje é a doação de medula óssea que muitos desconhecem como é feito o procedimento e pensam que pode ser arriscado para sua saúde, pois confundem medula óssea com medula espinhal e acham que a medula será extraída de sua coluna vertebral e que isso pode impossibilitá-las depois. O que não é verdade.

A medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem a função de transmitir os impulsos nervosos a partir do cérebro para todo o corpo. Já a medula óssea é um tecido líquido gelatinoso que ocupa o interior de todos os nossos ossos e é mais conhecida como tutano. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.


Para se tornar doar de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Para se cadastrar como doador voluntário, basta se cadastrar nos hemocentros. Depois de feito o cadastro do doador, é retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml). O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído num cadastro. Os dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se for detectada a compatibilidade, o doador será consultado para confirmar se deseja realizar a doação.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, dura em média duas horas e requer internação por um mínimo de 24 horas. São realizadas múltiplas punções com agulhas nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Nos três primeiros dias pode haver certo desconforto no local das punções de leve a moderado, mas isso pode ser amenizado com analgésicos.

E esse simples ato de amor, pode salvar vidas. Em 2000 existiam apenas 12 mil inscritos no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e apenas 10% dos doadores eram brasileiros. Agora há 1,6 milhão de doadores e esse percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o 3º maior banco do mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões) e Alemanha (3 milhões). Esse aumento substancial se deveu aos investimentos e campanhas de sensibilização do Ministério da Saúde junto a população e também à televisão.


Carolina Dieckmann em Laços de Família

Em 2000 foi ao ar a novela Laços de família de Manoel Carlos e como a personagem de Carolina Dieckmann tinha leucemia e precisava de um transplante de medula óssea, o público passou a conhecer mais sobre o procedimento e se cadastrar como doador. Posteriormente outros casos de famosos também sensibilizaram a população, como o da atriz Drica Moraes que teve leucemia e o de Reinaldo Gianecchini que teve Linfoma Não-Hodking e fez um auto-transplante.

O transplante é um tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia mielóide aguda, leucemia mielóide crônica, leucemia linfóide aguda e linfoma Hodking e linforma não-Hodking, anemia aplástica grave, mielodisplasia, mieloma múltiplo, adrenoleucodistrofia, doença de Krabbe e em alguns casos de Esclerose múltipla e várias outras doenças consideradas raras.

 Se esse post influenciar uma pessoa a se tornar doador de medula óssea já foi útil, mas tomara que sirva para influenciar a muitos e que todas as pessoas que precisam de transplante encontrem um doador compatível.






6 comentários:

  1. Que beleza de campanha, Gilberto. Também faço parte deste time. Sou doador. Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Quando eu morrer, qualquer coisa que queiram aproveitar está à disposição. Mas tenho que lembrar que eu já tive hepatite. Nesse caso, a maioria dos médicos geralmente evitam aproveitar qualquer coisa, né?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Janice!

    Maxwell, parabéns pela iniciativa. Que todos possam seguir o seu exemplo.

    Léo, que bom que você está disposto a doar seus órgãos quando morrer. Tomara que a hepatite não atrapalhe esse processo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É um gesto lindo e eu admiro muito quem o faz. Também ajudo a divulgar essa campanha no meu blog, acho importante e necessário. Bela iniciativa, um abraço!

    ResponderExcluir