sexta-feira, 4 de março de 2011

BURLESQUE (EUA, 2010) ** 1/2



Burlesco segundo o dicionário é algo que provoca riso, grotesco, ridiculamente cômico e não é exatamente o que se encontra nesse musical dirigido pelo ex-ator Steve Antin.

Burlesque é o nome do clube noturno dirigido por Tess (Cher) que passa por dificuldades financeiras e corre o risco de fechar se não pagar as dívidas. Ali (Christina Aguilera) é a garota do interior que chega à cidade grande procurando emprego e encontra por acaso essa oportunidade como garçonete no Burlesque, mas por incrível que pareça ela tem uma voz potente, dança perfeitamente e consegue vaga num dos shows do clube, o que pode salvar o local da falência.


O filme foi massacrado pela crítica, talvez com alguma razão. O enredo como viram, tem muitos clichês e as músicas cantadas durante os shows são esquecíveis, mas eles tomaram o cuidado de colocar todas as músicas no palco enquanto as bailarinas se apresentam ou ensaiam. Não há, por exemplo, o que acontece em muitos musicais, de um diálogo ser interrompido para que a personagem possa expressar seus sentimentos em forma de canção.




E olha que o diretor se esforçou, convidando para protagonizar o filme, duas atrizes/cantoras de voz potente: Cher e Christina Aguilera (em sua estreia no cinema), mas errou na escolha das canções. As únicas que gostei foram as duas cantadas por Cher, Welcome to Burlesque, logo no início do filme, quando Ali chega no clube e You haven’t seen the last of me, quando ela está quase perdendo o ‘jogo’ e diz que não se entrega por nada. Mas eu sou suspeito, pois sou fã de carteirinha de Cher e adoro tudo o que ela faz. Acompanho sua carreira desde sua estreia em “James Dean – O mito sobrevive”, passando pelo papel da lésbica amiga de Meryl Streep em “Silkwood – O retrato de uma coragem”, a mãe sofrida de “Marcas do destino”, “Feitiço da lua”, que lhe deu o Oscar de melhor atriz, o hilário “As bruxas de Eastwick”, o cativante “Minha mãe é uma sereia”, a comédia de humor negro “Fiel, mas nem tanto” e todos os outros. Mas sua carreira no cinema foi ficando cada vez mais esporádica, sendo seu filme anterior “Ligado em você” de 2003. Quanto a Christina Aguilera, não sou fã. A única música dela que gosto é “Lady Marmelade” e olha que nem é só sua. E ainda tem a desvantagem de ter um rosto comum, eu não consigo reconhecê-la quando a vejo e relacionar a seu nome. Tenho a impressão que é qualquer uma dessas cantoras ou atrizes louras (e talvez seja mesmo). Vale pela presença de Cher interpretando Cher e isso já está de bom tamanho.







                                                 Download de Burlesque

4 comentários:

  1. Eu sei que o filme é repleto de clichês e possui erros grotescos, mas acho que ele cai na categoria "é ruim, mas é bom". Não sou fã de Aguilera (na verdade não gosto nem um pouco dela), mas no filme ela se transformou numa coisa fofa. Fiquei suspreso. Os fãs que estavam na minha sessão foram a loucura com a apresentação da cantora na boate, e nesse ponto ela realmente manda muito bem. Já como atriz, ela precisa praticar bastante ainda. Lá no blog, eu classifiquei como regular. ***

    Abração =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi Feitiço da Lua, Minha mãe é uma sereia (muito engraçado!) e As bruxas de Eastweek(com o insuperável Jack Nicholson!). Prefiro Cher como atriz do que como cantora. Infelizmente ela se transformou num festival de cirurgias plásticas, assim como meu ídolo Michael Jackson, a diferença é que ela não perdeu o nariz. Lamentável. Quanto à Christina Aguilera, a voz dela e o seu jeito de cantar, gritando demais, me incomodam. Como o Cine, também não consigo reconhecer a fisionomia dela. Ela não é dessas celebridades que a gente reconhece até em caricaturas. A música Lady Marmelade, que faz parte da trilha sonora de Moulin Rouge - Amor em Vermelho(ótimo!),é a única que ainda consigo ouvir na voz dela, mas com certeza a gravação original de Labelle em 1974 é muito melhor. Sobre o filme, tenho a dizer que essa receita poderá ser repetida mais uma vez numa suposta próxima versão de "Nasce uma Estrela", com a atuação de Beyonce.

    ResponderExcluir
  4. Também prefiro a Cher como atriz. De todos os seus filmes só não vi SOB SUSPEITA (1987), mas não há como negar que a música BELIEVE é irresistível, além de algumas outras cantadas por ela em seu show de despedida. A Christina canta muito alto e a voz dela chega a incomodar. A Lady Marmelade original com certeza é muito boa. Abraços...

    ResponderExcluir