domingo, 27 de março de 2011

JOSÉ


Adoro a música José de Rita Lee que fala de São José e de sua trajetória com Maria. Minha intenção era postar a música aqui no seu dia (19 de março), mas acabei esquecendo. O que será corrigido agora. José é também o nome de meu pai. Apesar de parecer, não é uma música religiosa dessas que se cantam na igreja durante a missa. Sinto arrepios quando ouço.

JOSÉ
G. Mouski

Olhe o que foi meu bom José
Se apaixonar pela donzela
Dentre todas a mais bela
De toda a sua Galiléia

Casar com Débora ou com Sara
Meu bom José, você podia
E nada disso acontecia
Mas você foi amar Maria

Você podia simplesmente
Ser carpinteiro e trabalhar
Sem nunca ter que se exilar
De se esconder com Maria
Meu bom José você podia
ter muitos filhos com Maria
E teu ofício ensinar
Como teu pai sempre fazia

Por que será, meu bom José
Que este teu pobre filho um dia
Andou com estranhas idéias
Que fizeram chorar Maria

Me lembro às vezes de você
Meu bom José, meu pobre amigo
Que dessa vida só queria
Ser feliz com sua Maria





5 comentários:

  1. Gilberto, que sensibilidade a sua... A música fala de José como um homem comum, que poderia ter uma vida comum e tranquila, mas que, por amor, se engajou na causa de uma mulher.
    O discurso contido nessa letra é tão humano, tão humano que chega a ter um fundo romântico. José era um homem, e Maria um mulher. Simples assim. Muito bom! E muito bonita a música!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não é religiosa mesmo! Os mais exaltados religiosos, certamente viriam heresia nela, principalmente quando diz das estranhas idéias de Jesus.

    Essa é mais uma das canções q prefiro bem mais a letra q a música. E , se não me engano, Rita Lee não gosta dela; acha q foi um erro gravá-la.

    ResponderExcluir
  3. Fazendo uma análise rápida, podemos dizer que a música mostra a José uma alternativa a vida escolhida por ele, como que ridicularizando as escrituras sagradas, tentando mostrar que o que está escrito não é verdade, pois José certamente escolheria outro caminho, principalmente na época.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ligéia e Tia Polly. A música é mesmo ótima.

    Kátia, não creio que a música esteja duvidando dos escritos sagrados. Ela só está mostrando que mesmo com várias outras alternativas, José preferiu ficar do lado de Maria, POR AMOR. Abraços.

    ResponderExcluir