segunda-feira, 14 de março de 2011

TI TI TI E OS REMAKES DE NOVELAS



Os remakes de novelas de sucesso são produzidos há bastante tempo. Perdi a conta de quantas versões já foram feitas do livro “Meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos.

Em alguns casos, o remake faz mais sucesso que a versão original, como as duas adaptações feitas por Ivani Ribeiro para “Mulheres de areia” (1993) e “A viagem” (1994) dos originais seus. Quem não se lembra das gêmeas Ruth e Raquel interpretadas por Glória Pires em “Mulheres de área” ou do paraíso espírita habitado por Antonio Fagundes e Christiane Torloni em “A viagem”? Antes disso, a mesma Ivani já tinha adaptado sua novela “A barba azul” (1974/1975) que se transformou na divertida “A gata comeu” (1986, com Christiane Torloni e Nuno Leal Maia.

Elenco de Éramos Seis
O SBT também produziu seus remakes na década de 90. começando com a primorosa adaptação do livro de Maria José Dupré, “Éramos seis” (1994) por Rubens Ewald Filho e Sílvio de Abreu e depois “As pupilas do Sr. Reitor” (1995) de Júlio Diniz, “Sangue do meu sangue” (1996), “Os ossos do barão” e “Direito de nascer”.

Mas nem todo remake é sinônimo de sucesso. Em 1986 estreou a 2ª versão de “Selva de pedra” estrelada por Tony Ramos e Fernanda Torres e baseada no original de Janete Clair. O casal central não tinha muita química e o público ainda preferia os atores da versão original: Regina Duarte e Francisco. Depois em 1998, novamente com um original de Janete Clair adaptado por Glória Perez, “Pecado Capital” foi também fracasso de audiência que nem a participação de Vera Fischer conseguiu salvar.

Atualmente está no ar em sua última semana, “Ti Ti Ti”, adaptação da obra de Cassiano Gabus Mendes exibida entre 1985 e 1986 e personagens de outras novelas suas. A trama original foi protagonizada por Luis Gustavo e Reginaldo Faria e a atual por Murilo Benicio e Alexandre Borges, mas alguns atores participaram das duas versões, como o próprio Luis Gustavo, Malu Mader, Mila Moreira, Tato Gabus e Betty Goffman.

Vamos relembrar alguns atores e quais os personagens que interpretaram:

                           
Luis Gustavo/ Murilo Benício
(Ariclens Martins/ Victor Valentin)


Reginaldo Faria/ Alexandre Borges
(André Spina/ Jacques Leclair)


Nathalia Timberg                                     Regina Braga
                                       (Cecília)






Malu Mader                                    Juliana Paiva
                              (Valquíria)




Cássio Gabus Mendes                        Humberto Carrão
                                          (Luti)




Marieta Severo                            Malu Mader
                                (Suzana)






Tânia Alves                                     Juliana Alves
                             (Clotilde)


Myrian Rios e Paulo Castelli
(Gabi e Pedro)

Carolina Oliveira e Marcos Pigossi
(Gabi e Pedro)


Sandra Bréa e Cláudia Raia
(Jaqueline Maldonado)


Aracy Balabanian e Dira Paes
(Marta)


E o próximo remake será "O astro", escrita por Janete Clair em 1977/1978 e protagonizada por Francisco Cuoco que deixou o país intrigado para saber quem teria matado Salomão Ayala (Dionísio Azevedo).



3 comentários:

  1. Eu não assisto novelas. Já assisti muitas, mas hoje não tenho mais paciência. Muitas são boas mesmo, mas a maioria é alienante. Vejo o caso de Caminho das Índias, por exemplo. A Índia não é bem aquilo... E depois, ouvir o povo falando "hare baba" toda hora, afff...
    Essa novela, Ti Ti Ti, adoro! Não me lembro da versão original. É muito cômica. Vejo poucas vezes na semana, mas racho de rir, rs. Vale como diversão pura.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém naum gosto muito de novelas, naum tenho paciencia de ficar acompanhando dia apos dia, e ter que esperar meses pra ver tudo se encaixar. Mas adorei assistir Ti Ti Ti, me diverti muito com o elenco, adorei a personagem da Cláudia Raia, ela foi ótima. Parabéns por essa novela.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o remake da novela.Foi uma mistura de Tititi(1985) e Plumas & Paetês[1980].

    ResponderExcluir