quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SÉRGIO BRITTO


Morreu no sábado passado (17/12) de insuficiência respiratória aguda, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Sérgio Britto. Nascido em 1923, Sérgio Pedro Corrêa de Brito, foi um dos fundadores do Teatro dos Doze (1949), do Teatro dos Sete (1959) e do Teatro dos Quatro (1978). Como produtor montou sucessos como Noite dos campeões (1975) e Filhos de Kennedy (1976). Na TV atuou como diretor nas TVs Globo e Excelsior. Entre 1956 e 1965 encenou o Grande Teatro Tupi e em seguida o Grande Teatro. Dirigiu também várias óperas como La Traviatta (1974) e Il Campanello (1992). Destacou-se como ator nas peças Tango (1972), O balcão (1974) e Papa Highirti (1979), trabalhando com diretores do cacife de Ruggero Jacobbi, Eugênio Kusnet, José Renato, Gianni Ratto, Maurice Vaneau e Amir Haddad.

Apresentou por dez anos o programa Arte com Sérgio Britto pela TVE Brasil, onde fazia comentários sobre teatro, cinema e literatura, além de entrevistar personalidades.


Poucos sabem, mas Sérgio formou-se em medicina em 1947, mas a vida artística ‘falou’ mais alto. Sérgio estava internado no Hospital Copa D’or desde o dia 14 de novembro lutando bravamente por sua saúde. No dia anterior à sua morte disse que não agüentava mais e ia desistir. Tinha 88 anos.

Estreou no cinema em 1951 no filme O comprador de fazendas, fazendo em seguida:
Destino em apuros; O homem dos papagaios; Uma vida para dois; A sogra (1953)
• O desafio; Society em baby doll (1965)
• A culpa (1971)
• Caingangue – A pontaria do diabo (1974)
• Gordos e magros (1976)
• Na ponta da faca (1977)
• Doida demais (1989)
• A maldição de Sampaku (1991)
• O maior amor do mundo (2006)

5 comentários:

  1. Sem sombra de dúvidas ele fará muita falta.

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande ator e um grande amante da Sétima Arte Gil. Assitia quando podia seu programa na TVE, que passava nas noites de Sábado. Sem dúvida é um tributo dos deuses para o mundo das artes.

    Amigo, desejo vc votos de um natal pleno de amor e paz junto aos seus. Forte abraço.

    Paulo Néry
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Desistiu pelo cansaço..., nossa, sofreu bastante.
    Mas trabalhou bastante pela arte também.
    Que ele tenha o descanso merecido,

    ResponderExcluir
  4. Apesar de jamais ter entrado num teatro ou de conhecer muito a fundo o Brito, sempre li sobre seu trabalho e é evidente que fomos vitimados por uma grande perda.
    No entanto vi alguns filmes onde ele participou, crivando seu talento nato nas telas como deveria fazer nos palcos.
    Sua ida, infelizmente, faz parte de um processo no viver. Nada podemos fazer para alterar este efeito, já que tudo o que vive um dia terá que deixar de viver.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Jurandir, também nunca entrei num teatro, mas tenho vontade de ver os grandes atores em peças clássicas, mas acho o preço do ingresso muito elevado para a maioria do público brasileiro.

    ResponderExcluir