sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MULHERES SEXO VERDADES MENTIRAS (Brasil, 2007) ***


Direção: Euclydes Marinho. Com: Julia Lemmertz, Fernando Alves Pinto, Mallu Galli, Priscila Rozembaum, Fernando Eiras. 80 min.
O noveleiro Euclydes Marinho (Desejos de mulher) estreou na direção com este docudrama que retrata várias mulheres falando sobre sexo: o que gostam, o que não gostam e sobre homens no geral.
Julia Lemmertz (Um copo de cólera) é uma documentarista que está fazendo um filme sobre sexo e colhe depoimentos das amigas (atrizes menos conhecidas, com exceção de Priscila Rozembaum) e das pessoas nas ruas (sendo essa a parte documental). Essas mulheres abrem seu coração e falam sem nenhum pudor sobre tudo o que sentem e da dificuldade de encontrar o homem perfeito.
Apesar de essas mulheres falarem o tempo todo sobre os homens, eles quase não aparecem. Julia Lemmertz arruma um namorado mas seu rosto não é mostrado de início, o que acontece só no final quando Fernando Eiras (Dias de Nietzsche em Turim) aparece. Me lembrei do desenho "Muppet Babies, onde os adultos apareciam sem se mostrar seus rostos, já que eles não eram importantes. Fernando Alves Pinto (Terra Estrangeira) é o cameraman que grava os depoimentos, mas ele é quase figurante, só com umas duas ou três falas, uma delas inclusive, quando se declara à Julia. Nas cenas finais há alguns depoimentos de homens, falando de amor e compromisso (o sonho das mulheres), mas nada muito profundo ou substancial.
Outra coisa que estranhei é que não há depoimentos de mulheres lésbicas, como se os seus desejos não fossem importantes. Mas esses são só detalhes nesse filme interessante e rápido que merece ser descoberto, tanto pelas mulheres, quanto pelos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário