quarta-feira, 14 de março de 2012

TÍTULOS CATIVANTES


Há títulos de filmes que são tão bonitos e/ ou curiosos que só de ouvir já dá vontade de assistir, mesmo sem saber quem está no elenco ou qual a história a ser contada. Entre eles posso destacar:

JULIANA DO AMOR PERDIDO, um filme brasileiro de 1970 com Maria do Rosário (irmã de Ana Maria Nascimento e Silva) e Francisco di Franco (o Jerônimo da televisão). Baseado numa lenda do litoral paulista, é a história de uma mulher que é tida como santa, mas se apaixona por um maquinista, num romance fadado à tragédia. Um filme belíssimo.

QUALQUER GATO VIRA LATA, baseado na peça de teatro Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais sadia do que a nossa de Juca de Oliveira que teve grande sucesso tanto no teatro, quanto no cinema.



VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO. Misto de documentário e ficção dirigido por Karin Aïnouz e Marcelo Gomes lançado sem muito sucesso nos cinemas. É a observação poética sobre o sertão a partir de uma pessoa que está viajando e vive uma desilusão amorosa. Tem algumas canções belíssimas na trilha sonora.



EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS. Filme nacional dirigido por Beto Brandt, que ainda não foi lançado. É a história de amor de um fotógrafo por uma mulher de dupla personalidade.



UM BONDE CHAMADO DESEJO. Peça de teatro de Tenesse Williams, transformada em filme em 1951 com Vivien Leigh e Marlon Brando no elenco e o nome de UMA RUA CHAMADA PECADO, pois o título tinha sido censurado. Refilmado para a TV em 1995, com o título original e com Alec Baldwin e Jéssica Lange no elenco.


GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE. Filme de 1958 com Elizabeth Taylor e Paul Newman, sobre a esposa de um ex-atleta que entra em depressão por não despertar mais o seu interesse. A censura teria suavizado o homossexualismo do personagem principal. Também baseado em peça de Tenesse Williams.


HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO. É a história de uma mulher que retorna à casa da irmã depois de 15 anos de ausência e rejeição.

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO. Filme de Ettore Scola que conta a história de três amigos por 30 anos, contando também a história da Itália.

NUNCA FOMOS TÃO FELIZES. O último filme de Meiry Vieira (que eu adoro).


Além dos títulos maliciosos e de duplo sentido que estiveram presentes em todo o período da pornochanchada, como EFIGÊNIA DÁ TUDO O QUE TEM, RETRATO FALADO DE UMA MULHER SEM PUDOR, O BEM DOTADO – O HOMEM DE ITU e tantos outros.

E você, quais títulos acha curiosos e que chamaram sua atenção para determinado filme?


11 comentários:

  1. De todos, GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE é o melhor

    ResponderExcluir
  2. Acompanhe no meu blog, os ultimos dias dos especiais O Cinema de Quentin Tarantino, que antecede o curso que irei participar sobre ele, neste final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Legal, você buscou belos títulos.

    Agora se procurar o contrário, encontrará centenas de filmes com títulos ruins.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Realmente um bom título chama o público! É impresionante como filmes acabam se tornando famosos e conhecidos por seus nomes... É comum alguém gostar mto de um filme e qdo vai contar sobre o msm para outra pessoa lembrar da sequencia toda, menos do principal, o TITULO!

    Além dos títulos interessantes, o que sempre procuro reparar é nos nomes dos filmes traduzidos pra português, muitos ao pé da letra, mas outros nada a ver com o nome original, mas depois que vc vê o filme entende o pq daquele título... mto bom tb!

    Apareça!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Belíssimas lembranças, meu caro! Gosto muito de dois que não colocaste em tua lista: "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" e "Dr. Fantástico ou Como parei de me preocupar e passei a amar a bomba", de Kubrick (que passou para a posteridade somente como "Dr. Fantástico"). Meu abraço! E apareça sempre!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o título de um filme é muito importante, é o que chama a atenção em primeiro lugar. Gosto de títulos instigantes.

    Alguns títulos que considero instigantes:

    " A Rosa Púrpura do Cairo".
    "Coisas para se fazer em Denver quando você está morto"
    "O Curioso Caso de Benjamin Button"
    "O Estranho Caso da Sra. Oliver"
    "O mundo Imaginário do Dr. Parnassus"
    "As Duas vidas de Audrey Rose"
    "O Mistério da Libélula"


    Enfim, tem mais, mas no momento me lembro desses, são muito instigantes! rs.

    ResponderExcluir
  7. Dilberto, realmente Brilho eterno de uma mente sem lembranças é um título maravilhoso, sem falar que o filme também é imperdível, né?

    Ligeia, dos que você citou, gosto de
    A Rosa Púrpura do Cairo
    Coisas para fazer em Denver quando você está morto e
    O curioso caso de Benjamin Button.
    Realmente muito instigantes...

    ResponderExcluir
  8. Sou um observador de títulos de filme por natureza.
    Ainda acho que um bom título, que um bonito titulo, principalmente, é o que conduz o espectador ao cinema.

    JULIANA DO AMOR PERDIDO e NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO, são os dois mais belos títulos que captei, no meu gosto, nesta bela e inusitada reportagem.

    Eu sou tão apreciador de belos títulos que, como sou escritor (escrevo historias de faroeste), ponho como títulos de minhas historias os belos títulos de filmes vistos, mas que, porém, o conteúdo do que escrevo nada tem a ver com o filme que vi e adorei o titulo.

    Por exemplo, já escrevi historia com os títulos; O DESTINO ME PERSEGUE - O PASSADO NÃO PERDOA - MEU PECADO FOI NASCER - ESTIGMAS DA CRUELDADE - O SEU ÚNICO PECADO - UMA CRUZ, UM PECADO, UMA ESPERANÇA (observem a lindeza deste título!) Este eu apanhei de um bolsilivro lido há mais de 30 ou 35 anos. Eu o achei tão belo que jamais o esqueci e o pus na melhor história que escrevi.

    É isto aí. Todos estes dentre mais alguns outros que ora me fogem (já escrevi mais de 25 titulos) e todos utilizando nomes de filmes que considero lindos.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Jurandir, realmente um título bonito nos chama mesmo para ver um filme. Gostei muito dos títulos dos faroestes que você escreveu, principalmente de Meu pecado foi nascer, O destino me persegue e O passado não perdoa. Devem ser histórias muito interessantes.

    ResponderExcluir
  10. Os famosos e os Duendes da morte
    Brilho eterno de uma mente sem lembranças
    Plano 9 do espaço sideral
    A educação das fadas
    Recordações da casa amarela
    O escafandro e a borboleta
    Caveira my friend
    Freiras nuas com grandes armas
    Nazistas no centro da terra
    O homem que ria
    O abc da morte
    Fim Fa Rum Jana Wericha
    Depois de Lucia
    Casamento silencioso
    Vocês, os vivos
    Canções do segundo andar
    Palhaços assassinos do espa'co sideral
    Pink Flamingos
    O ataque da mulher de 15 metros
    Onde sonham as formigas verdes
    A meia noite levarei sua alma
    A meia noite encarnarei em teu cadaver

    ResponderExcluir