quinta-feira, 22 de março de 2012

QUANDO O AMOR VACILA


Em 2003, o Multishow (Canal Globosat) produziu o show Maricotinha ao Vivo, composto por músicas e textos de autores diversos. Aprecio várias delas, como “Fera ferida”, “Anos dourados”, “O quereres”, “Todo o amor que houver nessa vida”, “Negue”, “Casinha branca”, “Amor de índio”, mas principalmente o texto “Quando o amor vacila” de autor desconhecido, que é de uma beleza impressionante. Não me canso de ver e ouvir.

QUANDO O AMOR VACILA
Autor desconhecido

Eu sei que atrás deste universo de aparências,
das diferenças todas,
a esperança é preservada.

Nas xícaras sujas de ontem
o café de cada manhã é servido.
Mas existe uma palavra que não suporto ouvir,
e dela não me conformo.

Eu acredito em tudo,
mas eu quero você agora.

Eu te amo pelas tuas faltas,
pelo teu corpo marcado,
pelas tuas cicatrizes,
pelas tuas loucuras todas, minha vida.

Eu amo as tuas mãos,
mesmo que por causa delas
eu não saiba o que fazer das minhas.

Amo teu jogo triste.
As tuas roupas sujas
é aqui em casa que eu lavo.

Eu amo a tua alegria.

Mesmo fora de si,
eu te amo pela tua essência.
Até pelo que você poderia ter sido,
se a maré das circunstâncias
não tivesse te banhado
nas águas do equívoco.

Eu te amo nas horas infernais
e na vida sem tempo, quando,
sozinha, bordo mais uma toalha
de fim de semana.

Eu te amo pelas crianças e futuras rugas.

Eu te amo pelas tuas ilusões perdidas
e pelos teus sonhos inúteis.

Amo teu sistema de vida e morte.

Eu te amo pelo que se repete
e que nunca é igual.

Eu te amo pelas tuas entradas,
saídas e bandeiras.

Eu te amo desde os teus pés
até o que te escapa.

Eu te amo de alma para alma.
E mais que as palavras,
ainda que seja através delas
que eu me defenda,
quando digo que te amo
mais que o silêncio dos momentos difíceis,
quando o próprio amor vacila.

5 comentários:

  1. Oi, Gilberto. Eu não conhecia esta música, mas concordo, a letra é realmente linda. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bia, também acho a letra maravilhosa.

    Antonio, com certeza Maria Bethania também é minha musa. Gosto de todas as suas músicas, até das mais melancólicas (ou principalmente delas).

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como um verdadeiro poema desses pode ser de um "autor desconhecido"?! Que letra mais linda, poesia pura, maravilhosa!

    Parabéns, Gilberto, pela linda postagem!

    ResponderExcluir
  4. Ligeia, concordo com você. Como um poema belíssimo como esse pode ser de autor desconhecido?

    Abraços.

    ResponderExcluir