Morreu na sexta-feira passada (23/03), aos 80 anos, de falência múltipla dos órgãos, o comediante Chico Anysio, criador de mais de duzentos personagens impagáveis, como o Vampiro brasileiro, o Painho e o Professor Raimundo, já que a maior parte de sua carreira foi dedicada à televisão, onde estrelou os programas Chico City, Chico Anysio Show, Chico Total e Escolinha do Professor Raimundo, entre tantos outros. Mas Chico foi também um ator de cinema e indo contra a corrente de homenagens póstumas que ele tem recebido, resolvi ir contra a maré e falar dos filmes que ele participou.
|
Com Sonia Braga em Tieta do Agreste |
|
Com Glória Pires em Se eu fosse você 2 |
Estreou no cinema fazendo os roteiros de O primo do cangaceiro (1955), A baronesa transviada de 1957 (onde também estreou como ator) e Hoje o galo sou eu (1957). Atuou também em O camelô da Rua larga (1958); Mulheres à vista (1958); Entrei de gaiato (1959), O palhaço o que é? (1959), Pequeno por fora (1959), Eu sou o tal (1960), a malfadada pornochanchada em episódios O doce esporte do sexo (1971), dirigida por seu irmão Zelito Vianna; Tanga – Deu no New York Times (1986); Tieta do Agreste (1996), onde viveu o muquirana Zé Esteves, pai de Tieta (Sonia Braga); Se eu fosse você 2 (2009) e Uma professora muito maluquinha (2011).
|
Com o elenco de Uma professora muito maluquinha |
Sinceramente, eu não gostava muito do Chico Anysio, não do humor que ele fazia, mas dele mesmo. Aquele negócio de casar com a Zélia, achei ridículo. Um personagem dele que eu gostava era o Painho (até hoje se fala "Afff...", rs) e também assisti muitas "aulas" da Escolinha do Professor Raimundo".
ResponderExcluirEle era muito inteligente, e muito talentoso.
Um abraço, Gilberto.
Ele deixou uma bela carreira e um legado fantástico de personagens.
ResponderExcluirAbraço
Magistral comediante. Fará falta.
ResponderExcluirGrande abraço,
O Falcão Maltês
Oi, Gilberto. Chico era aquele tipo de artista completo, que atuava como comediante, ator em filmes, novelas, ótimo cronista, enfim, de inteligência e carisma brilhantes. Um abraço!
ResponderExcluirAcho incrível como sua perda bate profundamente em nossos sentimentos. Até parece que perdemos, como eu por exemplo, alguém muito perto de mim.
ResponderExcluirO canal da Sky, o 37, andou passando todos os dias à noite um episódio de A Escolinha do Professor Raimundo. E todos os dia lá estava eu rindo a valer com aquela turma super engraçada.
Perdemos. Perdemos muito! Perdemos tudo de bom que havia em humor em nosso pais! Perdemos Chico, Chicp Anisio, perdemos a graça para voltar a sorrir.
jurandir_lima@bol.com.br