quinta-feira, 29 de março de 2012

O ADEUS EM DUAS VERSÕES


Uma das músicas que tenho ouvido com mais frequencia atualmente (aliás várias vezes todos os dias) e que eu mais gosto, é Trocando em miúdos, gravada por seu autor Chico Buarque e também por Maria Bethânia, que dispensa comentários.

Meu amigo, David Verissimo e eu fizemos uma versão bem mais dramática dessa música (se é que é possível). Confiram as duas letras e comentem.

TROCANDO EM MIÚDOS 
Chico Buarque/ Francis Hime

Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim
Não me valeu
Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim?
O resto é seu
Trocando em miúdos, pode guardar
As sobras de tudo que chamam lar
As sombras de tudo que fomos nós
As marcas de amor nos nossos lençóis
As nossas melhores lembranças

Aquela esperança de tudo se ajeitar
Pode esquecer
Aquela aliança, você pode empenhar
Ou derreter
Mas devo dizer que não vou lhe dar
O enorme prazer de me ver chorar
Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago
Meu peito tão dilacerado

Aliás
Aceite uma ajuda do seu futuro amor
Pro aluguel
Devolva o Neruda que você me tomou
E nunca leu
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde









FALANDO SÉRIO
David Veríssimo/ Gilberto Carlos

Eu vou me deitar até que chegue o meu fim
Pra mim já deu
Mas vou cometer uma loucura sim
Azar o seu...

Falando sério pode apagar
As sobras de tudo que se lembrar
Rasgue inclusive os nossos lençóis
Não há mais amor entre nós

Aquela esperança de me ver voltar
Pode esquecer
Não quero mais te esperar
Só pra sofrer

Mas devo dizer que é difícil superar
Passar por você e te evitar
Eu vou lhe cobrar pelo seu estrago
Pois estou tão inconformado...

Aliás
Saiba que um dia essa dor
Não vai mais existir
Nem você vai fazer parte de mim.

Eu saio de casa quando o sol raiar
Batendo o portão com muito escândalo 
Deixando somente a saudade
E a impressão de nunca mais voltarei.




3 comentários:

  1. Oi, Gilberto. Anda desiludido com o amor? É duro quando alguém nos magoa, e músicas sempre parecem traduzir muito bem o que sentimos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bia, sabe que não estou tão desiludido com o amor? Só passo um pouquinho de raiva de vez em quando, mas passa logo, ainda bem. O problema é que eu adoro um DRAMA!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. "Não me faça esse drama essa dor, é que a sorte é preciso tirar..." rsrrsrs

    Brincadeiras à parte, gostei muito da versão que vocês escreveram, cheia de acidez e criatividade!

    ResponderExcluir