sábado, 31 de março de 2012

PERSÉPOLIS


Não conhecia esse filme francês que me foi presenteado em DVD por uma amiga (Tacilda Aquino) do curso de Cinema e Educação. Foi indicado ao Oscar 2008 de melhor animação, mas perdeu para Wall-E da Disney/ Pixar e é baseado nas histórias em quadrinhos de Marjane Satrapi, que também assumiu a direção e o roteiro ao lado de Vincent Paronnaud. Marjane é também o nome da protagonista desse história, uma menina que cresceu no Irã durante a revolução islâmica, vendo a partir de sua inocência, guerras, perseguições, prisões e mortes (inclusive de parentes e conhecidos) e a obrigação do uso do véu pelas mulheres, que funciona como repressor para elas que se sentem inferiores aos homens. Com a intensificação da guerra que dura oito anos e deixa milhares de morto, sua família resolve manda-la a Viena (Áustria) para a casa de uma filósofa meio louca que tem um cachorro tarado. É em Viena que Marjane cresce, conhece o primeiro amor, depois revelado homossexual, um outro que a trai e um terceiro com quem se casa, mas também não é o homem de sua vida.


Apesar de ser um desenho animado, Persépolis não é destinado às crianças. É um filme com tema forte e às vezes desagradável e é em preto e branco, com exceção de algumas cenas atuais com Marjane. Em um primeiro momento, a animação parece precária e os desenhos meio infantis, como se fossem feitos por uma criança mesmo, mas isso foi intencional para transmitir a inocência daquela criança crescendo em um mundo selvagem o qual ela não entende completamente.

Há vários momentos singelos, como a ligação de Marjane com sua avó, que a ensina como manter o seios sempre redondos e a ficar sempre perfumada, colocando jasmins no sutiã.

O filme é carregado de cultura pop americana. Marjane é apaixonada por Iron Maiden e arrisca a pele para comprar uma fita cassete do grupo; suas colegas têm LPs do Bee Gees e do ABBA e em uma das cenas mais belas do filme, ela canta Eye of the tiger (do filme Rocky – Um lutador) quando consegue finalmente sair da depresssão.


Chiara Mastroianni (filha de Marcelo Mastroianni) e Catherine Deneuve dublam respectivamente, Marjane e sua mãe, nesse filme muito interessante que além de divertir ainda ensina sobre a história do Irã, do islamismo e de uma guerra que como todas as outras, a gente não entende muito bem porque começou e qual a sua utilidade. (8,0)


6 comentários:

  1. As críticas foram muitas boas nas época, mas acabei não assistindo ao filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz o download dele faz poucos dias e pretendo assisti-lo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Assisti a esse filme no YouTube e guardo comigo tuas mesmas impressões (acrescentaria, apenas, que não gostei da dublagem da Chiara...): um belo trabalho, de animação e de roteiro, bem adaptando as igualmente boas histórias em Quadrinhos. Abração e apareça!

    ResponderExcluir
  4. Nunca Tinha Ouvido Falar, mas parece ser Interessante....
    Gilberto, quanto a seu comentário em meu Blog, na última postagem: HORAS DE DESESPERO, Corra e compre esse filme, em qualquer loja (americanas, submarino, videolar, etc) ele é facilmente encontrado e o melhor de tudo? o preço, chega a ser dependendo da loja, 9,90, e acredite, um filmão...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Interessantíssimo. Também fiquei curiosa.

    ResponderExcluir