terça-feira, 15 de dezembro de 2009

À DERIVA (Brasil, 2009) ***

Direção: Heitor Dhalia. Com: Vincent Cassel, Déborah Bloch, Laura Neiva, Camille Belle, Cauã Reymond. Drama, 101 min.

O filme mais convencional do diretor pernambucano Heitor Dhalia de Nina (2004) e O cheiro do ralo (2006), que falavam de personagens mais obscuros e revoltados com a situação vigente.

À deriva é a expressão ideal para descrever a situação desses personagens perdidos em seus sentimentos. A menina Filipa (Laura Neiva descoberta por um perfil do Orkut) tem sentimentos incestuosos por seu pai, Mathias (o francês Vincent Cassel de “Irreversível”) e consequentemente uma certa raiva da mãe que é alcoólatra (Déborah Bloch de “A ostra e o vento”). No meio disso tudo, tem que lidar com suas descobertas amorosas e sexuais e a revelação que seu pai está tendo um caso com uma americana (Camille Belle) e com a decisão de seus pais de se separar.

É um filme bastante sensível e intimista que foi aplaudido na mostra “Um certo olhar” do Festival de Cannes e fala de um tema universal, a família e dos problemas pelos quais todas passam; fala da dor causada quando o amor do casal acaba e do sofrimento dos filhos com a separação.

Vincent Cassel fala bem o português. Ele foi escolhido por Heitor durante o carnaval em que esteve no Brasil com Mônica Belluci. Apesar dele e da americana Camille Belle, este é um filme totalmente brasileiro e não uma co-produção como aparenta. Cauã Reymond faz apenas uma participação especial como um barman, enquanto Déborah Bloch dá um show de interpretação como a dúbia e sofrida esposa.
Apesar do sucesso em Cannes e das vendas internacionais, não alcançou a bilheteria esperada no Brasil, chegando a 68.477 espectadores. Agora com seu lançamento em DVD é a oportunidade de conhecer.


Download do filme À Deriva


Nenhum comentário:

Postar um comentário