sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

HISTÓRIA REAL (The Straight Sory)

(EUA/ França/ Inglaterra, 1999) **
Direção: David Lynch. Com: Richard Farnsworth, Sissy Spacek e Harry Dean Stanton. Drama, 111 min.

Essa produção dos Estúdios Disney é o filme mais convencional de David Lynch, senão o único. É a história real de Alvin Straight (Richard Farnsworth), um homem de 73 anos que percebe que tem pouco tempo de vida e resolve fazer as pazes com o irmão que sofreu um derrame, mas ele mora em outro estado e como Alvin não tem carteira de motorista, viaja semanas em um pequeno trator (cortador de grama), deixando a filha que tem problemas mentais em casa.

É um estudo sobre a velhice e os problemas que chegam com os anos. Alvin está com a saúde debilitada e vários dos personagens com quem ele encontra pelo caminho, também são idosos, todos bonzinhos, não só eles, mas os jovens também. Todos estão prontos a ajudar e o filme perde alguns conflitos que isso poderia gerar, já que na vida real nem todo mundo é bom.

Alvin viaja 300 milhas em seu lento cortador de grama e o filme também caminha na mesma velocidade que ele: devagar, com várias paradas e sem grandes lances de emoção. As pessoas com quem ele encontra, sempre lhe ensinam alguma coisa, ou aprendem com ele, mas nada muito substancial. Apesar do tema interessante, depois de um tempo estava cansado.

Richard Farnsworth foi indicado ao Oscar por este papel, mas já estava sofrendo de câncer durante as filmagens e acabou se matando antes que a doença o levasse. Com essa informação, o filme tem um sabor mais amargo e realístico. O personagem real morreu três anos depois de reencontrar o irmão, em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário