domingo, 13 de dezembro de 2009

UM DIA DE FILMAGEM


O trabalho final da disciplina de Roteiro da Especialização em Cinema e Educação foi a produção de um vídeo de curta metragem. Entre os cinco roteiros escritos pela turma, foi escolhido um sobre a poetisa anapolina D. Loló (Laurentina Murici de Medeiros) que está com 91 anos e já publicou três livros, sendo o ultimo deles "Retalhos da minha vida".

Nunca tinha assistido, nem muito menos participado da produção de um vídeo ou filme e gostei bastante. A turma se dividiu em quase todas as funções para as filmagens, da direção, produção até a assistência de câmera que foi a minha função, mas trabalhei também como figurante.

Todo o processo é muito trabalhoso e demorado: montagem dos equipamentos, incluindo os refletores, preparação, ensaios e as filmagens. Tudo com muita calma devido à idade avançada da poetisa. E olha que se tratava de um vídeo independente de curta metragem de orçamento zero. Imagine então um filme de longa metragem com grande orçamento, quanto trabalho não dá. Como o desenvolvimento é lento, às vezes se torna cansativo e quem vê um filme pronto, não imagina o trabalho que dá.

Foi o primeiro registro em vídeo de D. Loló e ela estava muito empolgada em protagonizar um filme, mesmo estando cansada depois de um tempo de filmagem.

CONFIDÊNCIAS
D. Loló

Uma amiga me dizia:
- Queria ser alegre, mas a alegria eu perdi
- Queria ser feliz, mas a felicidade foi apenas um sonho que passou
- Queria sonhar, mas a realidademe acordou.
- Queria nunca sofrer, mas o sofrimento chegou e não mais de mim se afastou.
- Queria alcançar o azul da ilusão, o verde da esperança, a alvura da perfeição, a ternura do sorriso de criança.

E eu lhe disse:
Para você alcançar o que procura, precisa
Buscar no fundo do seu coração, a força que vem de Deus,
E então verá que a alegria, a felicidade,
a esperança, a perfeição encontram-se
nas pequeninas coisas, nos pequenos atos e
no seu próprio coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário