quinta-feira, 19 de junho de 2014

AMAR COMO JESUS AMOU


Hoje é o dia de Corpus Christi. Essa é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece ao domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de guarda, isto é, para os católicos é obrigatória a participação na santa missão, segundo a conferência episcopal.

Mas nesse dia comecei a refletir se nós nesse mundo caótico em que vivemos, seríamos capazes de amar como Jesus amou, inclusive (e principalmente) os nossos inimigos, de dar a outra face para que nos batam, de perdoar sempre, de fazer sempre o bem sem esperar nada em troca, de doar todos os nossos bens, como Jesus pedia que fizessem os seus discípulos e o seguissem.

Quando as coisas vão bem em nossa vida é mais fácil ser bom e agradável com todas as pessoas, mas quando os problemas mais sérios nos cercam, a paciência fica mais curta e não é tão fácil amar sem medida a todos. Pois há algumas pessoas que não são fáceis e parecem fazer questão de importunar ou complicar a nossa vida, mas mesmo assim devemos nos esforçar e suportar.

O Padre Zezinho explica na bela canção que dá título a essa postagem, o que é preciso para ser feliz:


AMAR COMO JESUS AMOU
Pe. Zezinho

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não falasse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz


Um comentário:

  1. Oi, Gilberto, como vai?
    Achei muito pertinente sua reflexão! A obrigatoriedade dos ritos da igreja não significam necessariamente na transformação de sentimento e atitudes. Ando assustada com o que vejo por aí, a ganância, a intolerância e o egoísmo estão cada vez mais latentes...
    Concordo que é fácil ser bom quando as coisas estão indo bem e manter-se no mesmo caminho diante das adversidade é o grande desafio. Compreender que a vida é feita de altos e baixos e ainda assim manter-se paciente, generoso e servil demanda grande empenho no sentimo de lapidarmos nossas fraquezas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir