segunda-feira, 16 de junho de 2014

BRASILIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO


Todos os brasileiros sentem-se tão patriotas nessa época de copa do mundo, que é impressionante. Em dia de jogo do Brasil, o país para. Nas ruas não é possível encontrar viva alma nas ruas no momento dos jogos. Todo mundo com camiseta verde-amarela da seleção (falsificadas ou não), pulseiras, colares e adereços afins, que façam referência à brasilidade, mas é só nessa época. Não vejo comoção tamanha no lançamento de nenhum filme brasileiro (nem nos da Globo Filmes).

Para ver jogo do Brasil, todo mundo é brasileiro, mas para assistir aos filmes nacionais nem tanto assim. Não é tão fácil encontrar alguém que se orgulhe de toda a nossa cinematografia e faça questão de ver tudo o que é feito aqui. Nesse ano, além de Até que a sorte nos separe 2 (3.933.448 espectadores), S.O.S. – Mulheres ao mar (1.715.734), Crô – O filme (1.699.793) e Muita calma nessa hora 2 (1.385.561)  nenhum outro filme nacional conseguiu alcançar 1 milhão de espectadores, nem mesmo a biografia do ex-presidente Getúlio Vargas (Getúlio), ou filmes premiados em vários festivais como Praia do Futuro e Hoje eu quero voltar sozinho que nem conseguiram alcançar 200.000 espectadores.


Não sou contra o futebol brasileiro. Torço como todo mundo e também uso a camiseta da seleção, participo de bolões e quero que o Brasil seja vencedor do mundial, só não consigo entender por que os meus compatriotas não podem gostar tanto dos filmes nacionais quanto gostam de futebol, afinal a copa do mundo só acontece a cada quatro anos, mas os filmes brasileiros estreiam sempre. Então por que não assisti-los? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário