quinta-feira, 26 de junho de 2014

OS FILMES CO-PRODUZIDOS PELO CANAL BRASIL

Regina Duarte em Gata velha ainda mia

O Canal Brasil além de exibir filmes brasileiros em 70% de sua programação, ainda participa da produção e co-produção dos filmes, o que é bastante interessante para a produção nacional e depois ainda tem o direito de exibi-lo em primeira mão pouco tempo depois da exibição nos cinemas.
Vários desses filmes foram exibidos no Festival do Rio do ano passado, que homenageou os 15 anos do canal.

Vamos à lista dos filmes:
(X) “Minutos Atrás”, de Caio Soh.
Sinopse: Alonso e Nildo seguem em uma estrada. A cada passo o tempo passa, nada acontece e eles não sabem onde chegarão. Eles estão em sua carroça, guiada pelo cavalo Ruminante. Correm contra o tempo, em seus últimos dias de vida. Alonso possui o dom das palavras e Nildo se encanta com um universo de possibilidades. Mas assim como as palavras e as ideias o seduzem, também o cansam. Durante o caminho, eles então começam a refletir sobre a vida, os caminhos que escolheram, seus arrependimentos e sonhos interrompidos. Percebem que a saudade que sentiam do passado de nada adiantou para guiar o futuro.

(X) “A Farra do Circo”, de Roberto Berliner e Pedro Bronz.
Sinopse: Mostrando pela primeira vez material filmado por Roberto Berliner na década de 80, A farra do circo é um filme sobre a geração que formou o Circo Voador, a usina de sonhos. Do calçadão do Arpoador em 1982 até sua viagem para a Copa do México em 1986, passando por uma noite inesquecível na Lapa, o filme mostra a geração que revolucionou a cena cultural brasileira.


(  ) “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal;
Sinopse: Cidade de Deus – 10 anos depois investiga o destino dos atores que participaram do premiado filme dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este documentário mostra os diferentes resultados, fruto do sucesso mundial do filme Cidade de Deus, na vida de cada um deles. Será que os atores estavam preparados para o sucesso do filme? Será que a condição social de alguns deles foi mais forte do que a oportunidade que tiveram?

(   ) “Conversa com JH”, de Ernesto Rodrigues;
Um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados, a partir da experiência do jornalista e escritor Ernesto Rodrigues, autor da biografia Jogo duro – A história de João Havelange. O documentário, além de revelar um lado desconhecido do ex-presidente da FIFA, expõe e coloca em discussão os conflitos ocorridos quando Ernesto cumpriu o compromisso de mostrar a Havelange os originais do livro.

 (   ) “O Rio Nos Pertence”, de Ricardo Pretti; 
Depois de receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, depois de uma ausência de 10 anos. Marina não sabe exatamente por que voltou: busca respostas para acontecimentos estranhos, mas tudo aparenta ser cada vez mais confuso. O Rio de Janeiro parece estar sob um misterioso feitiço. O filme faz parte da Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem produzidos de forma cooperativa, com mesmo elenco e equipe, coproduzidos pelo Canal Brasil e Teleimage. Festival de Roterdã 2013.


(X)  “Educação Sentimental”, de Julio Bressane;
Depois de receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, depois de uma ausência de 10 anos. Marina não sabe exatamente por que voltou: busca respostas para acontecimentos estranhos, mas tudo aparenta ser cada vez mais confuso. O Rio de Janeiro parece estar sob um misterioso feitiço. O filme faz parte da Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem produzidos de forma cooperativa, com mesmo elenco e equipe, coproduzidos pelo Canal Brasil e Teleimage. Festival de Roterdã 2013.

(X) “Gata Velha Ainda Mia”, de Rafael Primot;
Gloria Polk, uma escritora decadente e amarga, resolve finalmente abrir sua casa e dar uma entrevista a Carol, a jovem jornalista que mora em seu prédio, para falar de sua volta à literatura após um longo jejum. Um filme sobre mulheres, as dificuldades de se relacionar, de envelhecer e ainda sobre o enlouquecedor processo de criação dos escritores.


(   ) “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, de Nelson Honeiff;
O documentário discorre sobre a trajetória do grande intérprete brasileiro, Cauby Peixoto. O filme se estrutura sobre três grandes pilares: a ideia do eterno recomeço, expressa na maior parte do repertório do cantor; o seu modelo de interpretação, cuja atemporalidade é singular na música popular brasileira; e a sinergia entre artista-plateia-personagem que transcende gerações, fazendo de Cauby, em vida, uma personalidade legendária.

(X) "Mazzaropi", de Celso Sabadin;
A vida e a obra de Amácio Mazzaropi. Tido como o maior cômico do cinema brasileiro, ele foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil, e transformou em realidade o sonho da indústria cinematográfica nacional com produções populares que foram fenômeno de público por mais de três décadas.

(X) “Mão na Luva”, de José Joffily e Roberto Bontempo;
Lúcio e Sílvia decidem se separar depois de 13 anos de vida em comum. A última noite sob o mesmo teto é marcada por acusações, revelações e também pelas lembranças de um casal tão apaixonado que, pelo entendimento perfeito, lembrava o encaixe de uma mão na luva. Eles vivem em uma noite o dilema dos grandes apaixonados: não conseguem viver juntos e tampouco separados.


 (X) “Setenta”, de Emilia Silveira.
Na década de 70 no Brasil, em pleno regime militar, um grupo de 70 presos políticos de diferentes organizações é enviado ao Chile em troca da libertação do embaixador suíço. O documentário Setenta reencontra esses personagens 40 anos depois do banimento. Quem são eles? Como eles veem o passado? Que sonhos têm para o futuro? Como sobreviveram e como vivem?

Além de:
(X) O Uivo da Gaita
(   ) O fim de uma era
(X) A batalha pelo Rio
(   ) Caminho de volta
(   ) Sete visitas
(   ) Nervos de aço
(   ) Love film festival
(   ) Insubordinados
(   ) Geraldinos
(X) Lascados
(X) Olho nu
(X) Jards
(X) Riscado
(X) Dossiê Jango
(X) Jorge Mautner – O filho do holocausto
(X) Rock Brasília – A era de ouro
(X) Dzi Croquettes
(X) Loki - Arnaldo Batista
(X) Revelando Sebastião Salgado
(   ) A mulher de longe
(X) Bonitinha, mas ordinária (2013)
(X) Paixão e acaso
(X) Luz, anima, ação
(X) Waldick – Sempre no Meu Coração 
(X) Primeiro dia de um ano qualquer
(X) Luz nas Trevas, a Volta do Bandido da Luz Vermelha
(X) Canções do Exílio, a Labareda Que Lambeu Tudo 
(X) A balada do provisório
(X) Cine Holliúdy
(X) Intrépida Trupe - Será que o tempo realmente passa?
      (X) Seewatchlook - O que você vê quando olha o que enxerga?
(X) Castanha
(X) Anna K.
(X) Meus dois amores
(X) Amor, plástico e barulho
(   ) Favela gay
(X) A queima roupa
(   ) Campo de jogo
(   ) A luneta do tempo
(   ) O garoto
(   ) O prefeito
(   ) Origem do mundo
(   ) O futebol
(X) Nelson 70
(   ) Introdução à música do sangue
(   ) Eu sou Carlos Imperial
(   ) Sabotage - O mestre do Candão
(   ) O outro lado do paraíso


Nenhum comentário:

Postar um comentário