terça-feira, 24 de junho de 2014

ERGONOMIA


Vamos falar um pouco de trabalho. Começando por Ergonomia, que é um tema muito interessante:

ERGONOMIA
A palavra Ergonomia vem do grego “ergos”, que significa trabalho e “nomos” que significa sabedoria. É uma área do conhecimento que permite a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, a fim de proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho de acordo com esta NR.

LEVANTAMENTO, TRANSPORTE E DESCARGA DE MATERIAIS
O peso da carga deve ser suportado inteiramente por um só trabalhador e este peso não pode comprometer sua saúde e segurança, por isso, o trabalhador deve receber treinamento ou instruções satisfatórias.
Quando mulheres e trabalhadores menores de 18 anos forem designados para o transporte manual de cargas, o peso dessas cargas deve ser menor do que o peso carregado pelos homens.
O transporte, levantamento e descarga de materiais feitos de forma mecânica por impulsão, deve ser compatível com a força do trabalhador.

MOBILIÁRIO DOS POSTOS DE TRABALHO
Para trabalho manual feito sentado ou de pé, as mesas, escrivaninhas ou painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, por isso deve ter altura e características compatíveis com o tipo de atividade.
Para os trabalhos executados sentado, deve haver suporte para os pés e se o trabalho for realizado de pé devem haver assentos para descanso durante as pausas.
Os assentos devem atender aos seguintes requisitos:
  • altura ajustável à estatura do trabalhador;
  • pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
  • borda frontal arredondada;
  • encosto adaptado para proteger a região lombar.

EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
Nas atividades que envolvam leitura para digitação, deve ser fornecido suporte adequado para documentos e estes devem ser de fácil legibilidade.
Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico devem permitir:
  • O ajuste da tela do equipamento de acordo com a iluminação.
  • O teclado deve ter mobilidade e a distância entre olho-tela, olho-teclado e olho-documento deve ser aproximadamente igual.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO
Nos locais de trabalho onde são exigidas solicitação intelectual e atenção:
  • Os níveis de ruídos devem ser baixos;
  • A temperatura deve estar entre 20 e 23 ºC
  • A velocidade do ar não deve ser inferior a 0,75 m/s;
  • A umidade relativa do ar não deve ser inferior a 40%.
Os níveis de ruído devem ser medidos próximo ao ouvido e os demais na altura do tórax.
A iluminação deve ser uniformemente distribuída pelo ambiente, de modo a evitar reflexos, sombras e ofuscamento. A medição é feita no local de trabalho, com o luxímetro com fotocélula.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Qualquer sistema de avaliação de desempenho deve levar em consideração a saúde dos trabalhadores. Devem ser incluídas pausas para descanso e a exigência de produção no retorno ao trabalho após qualquer afastamento igual ou superior a 15 dias deve ser gradativo.

Nas atividades de digitação não devem existir sistemas de avaliação de desempenho, pois o número de toques não deve superior a 8000 por hora trabalhada (50 min. de trabalho e 10 min. de descanso), sendo o limite máximo diário de 5 horas e o restante do tempo em atividades não repetitivas.


Um comentário:

  1. No último lugar onde eu trabalhei tinham algumas coisas que não tavam batendo muito com isso aí.rs Mas vou dar um desconto, pois era um lote que tava começando a ser ocupado.

    ResponderExcluir