quarta-feira, 25 de maio de 2011

DA LITERATURA PARA AS NOVELAS - OS ANOS 80


Olhai os lírios do campo (Globo, 1980) de Geraldo Vietri, do original de Érico Veríssimo, com Nívea Maria e Cláudio Marzo. Adorei o livro.

Marina (Globo, 1980) de Wilson Aguiar Filho, do livro “Marina, Marina” de Carlos Heitor Cony e Sulema Mendes, com Denise Dummont e Lauro Corona.



O meu pé de laranja-lima (Band, 1980/ 1981) de Ivani Ribeiro, a segunda adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos, com Alexandre Raymundo e Dionísio Azevedo.






As três Marias (Globo, 1980/ 1981) de Wilson Rocha, a partir de Rachel de Queiroz, com Glória Pires, Maitê Proença e Nádia Lippi. Li o livro.






Ciranda de pedra (Globo, 1981) de Teixeira Filho, do original de Lygia Fagundes Telles com Lucélia Santos e Eva Wilma. A Rede Globo produziu um remake em 2008, com Ana Paula Arósio e Marcelo Antony. Li o livro e gostei.

 
















Vento do mar aberto (Cultura, 1981) de Mário Prata, a partir de Geraldo Santos, Herson Capri, Regina Braga e Kate Hansen.

Floradas na serra (Cultura, 1981) de Geraldo Vietri, do original de Dinah Silveira de Queiroz, com Bete Mendes. Vi o filme.

O fiel e a pedra (Cultura, 1981) de Jorge Andrade, do romance de Osman Lins, com Flávio Galvão e Ester Góes.

Partidas dobradas (Cultura, 1981) de Marcos Rey, baseado em Mário Donato, com Abraão Farc e Lia de Aguiar.

O resto é silêncio (Cultura, 1981) de Mário Prata, do romance de Érico Veríssimo, com Carmen Monegal e Fernando Peixoto. Li o livro. Muito bom.


Terras do sem fim (Globo, 1981/ 1982) de Walter George Durst, do original de Jorge Amado com Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria.

Maria Stuart (Cultura, 1982) de Carlos Lombardi, da peça de Friedrich Schiller, com Nathália Timberg e Kate Hansen.

O pátio das donzelas (Cultura, 1982) de Rubens Ewald Filho, do romance de Maria de Lourdes Teixeira, com Wanda Stefânia, Ester Góes e Aldine Müller.

As cinco panelas de ouro (Cultura, 1982) de Sérgio Jockyman, da obra de Antonio Alcântara Machado, com Elaine Cristina, Luiz Armando Queiroz e Sandra Barsotti.





O homem proibido (Globo, 1982) de Teixeira Filho, do romance de Nélson Rodrigues, com David Cardoso, Elizabeth Savalla e Lídia Brondi.








Casa de pensão (Cultura, 1982), de Rubens Ewald Filho, do homônimo de Aluísio Azevedo, com Paulo Castelli e Arlete Montenegro. Li o livro.

O coronel e o lobisomem (Cultura, 1982), de Chico de Assis, do romance de José Cândido de Carvalho, com Jonas Mello e Regina Braga.

O tronco do ipê (Cultura, 1982), de Edmana Barbosa, do homônimo de José de Alencar, com Fulvio Stefanini e Maria Isabel de Lizandra.

Iaiá Garcia (Cultura, 1982) de Rubens Ewald Filho, do original de Machado de Assis, com Elaine Cristina e Denys Derkian. Li o livro. Como disse antes: Machado de Assis é Machado de Assis.

Música ao longe (Cultura, 1982) de Mário Prata, da obra de Érico Veríssimo, com Djenane Machado e Serafim Gonzáles. Li o livro.

Helena (Manchete, 1987) de Mário Prata, do romance de Machado de Assis, com Luciana Braga e Thales Pan Chacon. Li o livro.

Bambolê (Globo, 1987/ 1988) de Daniel Más e Ana Maria Moretzsohn, inspirada no romance “Chuva e cinzas” de Carolina Nabuco, com Cláudio Marzo e Suzana Vieira.



Tieta (Globo, 1989/ 1990) de Aguinaldo Silva, do original de Jorge Amado, com Beth Faria, Joana Fomm e Reginaldo Faria. Talvez a melhor novela que já vi até hoje.




5 comentários:

  1. Tempo que ainda se preocupavam em transmitir cultura...

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  2. Por que não existe um site que possamos assistir essas novelas dos anos 70,80 de todas as emissoras

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  3. GLORIA PIRES OU OUTROS AUTORES, PORQUE NÃO REPRODUZEM A NOVELA ' O HOSPITAL' DA ANTIGA TV TUPI.

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