sexta-feira, 20 de maio de 2011

OS 65 ANOS DE CHER



A camaleoa Cher completa hoje 65 anos (nem parece). Já comentei sobre ela quando falei de seu último filme, Burlesque, mas não me canso, gosto muito dela.

De sangue índio, armênio e francês, Cherilyn Sarkisian de Pierre nasceu em El Centro (Califórnia, EUA) em 20/05/1946, o dia do aniversário de sua cidade natal, então ela nasceu sob fogos de artifício, o que talvez prove que ela veio ao mundo para brilhar. Desde criança foi apelidada de Cher.


Aos 18 anos, casou-se com o cantor Sonny Bono e se tornaram apresentadores do programa de TV The Sonny e Cher Comedy Hour de 1964 a 1972, tempo que durou o casamento.


Inicialmente foi desprezada por muitos que a consideravam uma hippie dos anos 60, fora de sua época, mas mesmo assim ela conseguiu sua primeira chance em James Dean – O mito sobrevive (1982) de Robert Altman, como uma das três mulheres que se reúnem para lembrar a morte de seu ídolo, James Dean. Em seguida participou de Silkwood – O retrato de uma coragem (1983), como uma lésbica e foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Durante as filmagens se tornou amiga de Meryl Streep, que lhe deu forças para continuar na carreira de atriz. Em 1985 deu um show de interpretação em Marcas do Destino, pelo qual venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. O Oscar só viria em seu filme seguinte Feitiço da Lua (1987) co-estrelado por Nicolas Cage. Quando foi receber o prêmio, ela humildemente disse que não sentia que já era alguém, mas estava chegando lá. É claro que com o tempo e o sucesso, sua humildade diminuiu um pouco.








Participou ainda dos ótimos As bruxas de Eastwick (1987), Sob suspeita (1987) e Minha mãe é uma sereia (1990), além de O preço de uma escolha (1996), Fiel, mas nem tanto (1996), Chá com Mussolini (1999) e Ligado em você (2003).



Em 2003 resolveu se aposentar dos palcos com a divertida turnê The Farewell Tour, onde canta seus maiores sucessos: Believe, Song for the lonely, All I really want you do, Just like Jesse James e All or nothing e manda Britney Spears e Jennifer Lopez correrem atrás de seu sucesso.



Estava afastada do cinema desde 2003, quando participou da comédia Ligado em você e retornou no ano passado com o musical Burlesque que foi muito criticado e nem chegou a ser indicado ao Oscar de melhor canção, mas é claro que isso não afetou seu sucesso, já conquistado em 46 anos de carreira nos palcos, na televisão (onde participou de episódios de várias séries) e principalmente no cinema. Vida longa à Cher!



5 comentários:

  1. É, sem dúvida "Believe" é o maior sucesso da Cher na música, talvez por ser o mais dançante. Também gosto dela, na verdade tenho uma simpatia. By the way, Gilberto, vc já viu a animação "Enrolados"?
    A bruxa é a cara da Cher!... rs Até pensei que fosse ela que a dublasse. É uma bruxa linda, viu?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. nossa, 65 já? outro dia postei o feitiço da lua, o do oscar, adoro aquele filme, e ela está maravilhosa nele, foi um oscar super merecido (o que nem sempre acontece)

    ResponderExcluir
  3. eu sou apaixonada por ela. e sinto que há pouca divulgação, não é mesmo?

    adorei a matéria

    ResponderExcluir
  4. Além de linda e excelente atriz, Cher tem uma das vozes mais fantásticas de todos os tempos, tornando-a uma verdadeira "diva" , uma popstar consagrada e admirada por uma multidão de fãs. Ela merece todo o sucesso que conquistou e muito mais, pois cantora e atriz como ela são bem poucas mesmo. Cher, "I love you, very much".

    ResponderExcluir
  5. Ela é incrivelmente absoluta... Cher is the best! ♥

    ResponderExcluir