Tradição: é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através
das gerações.
É a tradição e a fé que movem os carreiros da cidade de Damolândia (aliás, a minha cidade) que partem hoje de carro de boi rumo a cidade de Trindade (GO), percorrendo mais de 70 km para louvar ao Divino Pai Eterno. Eles fazem isso há décadas e essa tradição vem sendo passada de pai para filho.
Nesses tempos modernos em que quase ninguém anda mais a pé e os carros e motos dominam as ruas, parece uma coisa ultrapassada fazer o percurso entre uma cidade e outra de carro de boi. Mas não é isso que pensam os dezenas de carreiros que fazem isso com grande prazer e anseiam o ano todo pela chegada dessa data. Confesso que nunca tive coragem de ir com eles, não sei se aguentaria. Vou à festa apenas no último dia (nesse ano vai ser em 01/07).
O cineasta goiano Angelo Lima dirigiu um curta documental sobre essa tradição damolandense. Acompanhem:
Amo quem cultiva as raízes. Parabéns ao filme e ao seu trabalho de divulgação.
ResponderExcluirEm Pernambuco e Alagoas é comum o uso do carro de boi nos canaviais. Eu acho muito bonito. Este documentário está bem real. A paisagem fica dividida, um transporte antigo e um figurino moderno. Acho isto bonito. A tradição serve para não deixar apagar os costumes que os mais velhos tinham. E aprendemos na diferença também.
ResponderExcluirBeijos!
Oi, Gilberto. Eu gosto muito dos rituais que conservam tradições, embora também não seja muito participativa. Mas acho importante para conservar a simplicidade da vida. Gostei de conhecer a tradição local, um abraço!
ResponderExcluirOra Gilberto, se eles aguentam, você também pode, leve uma almofadinha para deitar a cabeça
ResponderExcluirÉ bom, você tem que andar um pouco para aliviar o lombo do animal.
Um forte abraço.