sábado, 17 de outubro de 2009

EU ME LEMBRO (Brasil, 2005) **



Direção: Edgar Navarro. Elenco: Lucas Valladares, Fernando Neves, Arly Arnaud, Valderez Freitas Teixeira e João Miguel. 110 min.

Edgar Navarro estreou em longas com este filme nostálgico e autobiográfico que teve influências de Amarcord de Federico Fellini. Tinha assistido antes o média metragem de Navarro, “Superoutro”, que gostei bastante e fiquei empolgado para ver também este que recebeu sete prêmios no Festival de Brasília, mas fiquei decepcionado, pois ele foi superestimado.

O elenco é formado por atores amadores ou desconhecidos, com exceção de João Miguel (O céu de Suely) que aparece como um maconheiro na parte final.

O sexo é novamente um dos pontos mais tocados (como em Superoutro) na trajetória desse homem que relembra sua infância com a família, a morte da mãe, a adolescência, a descoberta do amor e a fase a
dulta. Há duas cenas explícitas (talvez dispensáveis) envolvendo crianças descobrindo a masturbação e outras cenas de nudez e sexo com adultos, essas simuladas.



Lembrei-me de Menino de engenho
(o livro), sobre aquela criança descobrindo o sexo e o amor, mas Eu me lembro é muito episódico e depois de um tempo começa a cansar principalmente na parte final, quando Guiga envolve-se com a luta armada e depois com as drogas. Com 90 minutos já estava cansado e torcendo para acabar logo. Com certeza, o elenco de desconhecidos não ajuda muita na tolerância desse filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário