sábado, 24 de outubro de 2009

MUTUM (Brasil, 2006) ***

Direção: Sandra Kogut. Com: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso e João Miguel. 95 min.


Baseado no romance "Campo geral" de João Guimarães Rosa, a diretora Sandra Kogut adapta brilhantemente o universo do escritor no sertão nordestino, nessa co-produção com a França, contando a história do sensível menino Thiago de 10 anos, o mais velho de 4 irmãos que sofre pelo fato de ser diferente de todos os outros e daquele lugar em que vive. É emocionante sua relação com o irmão Felipe, as descobertas e alegrias da infância, a dor da perda e muito complicada a relação com o pai (João Miguel de "Estômago" e o único ator famoso do elenco), insensível e imaturo para entender ou se comunicar com o filho. Quando Thiago se oferece para ajudar o pai na roça, ele não demonstra nenhuma atitude e depois quando o pai obriga Thiago a ajudar, ele já parece ter desistido de tentar uma aproximação. Os dois estão próximos, mas ao mesmo tempo longes, como se falassem línguas diferentes. Thiago demonstra afeto pelo tio que tem um caso com sua mãe e isso talvez afaste ainda mais pai e filho. Tudo fica mais complicado quando o pai descobre esse caso extraconjugal de sua esposa e por isso ele se fecha ainda mais.

Há várias cenas emocionantes, como o desaparecimento da cachorrinha Rebeca, que lembra a morte da cachorra Baleia em "Vidas secas"; o desespero de Thiago quando Felipe fica doente; o arrependimento de Felipe por sentir inveja do papagaio ter aprendido o nome irmão e não o seu; a alegria de Thiago ao enxergar bem depois de colocar óculos, além de várias outras cenas que vão cativando o espectador aos poucos, calmo e silencioso como o próprio sertão.

Duas cenas muito importantes não são mostradas, só contadas, uma morte (melhor não revelar de quem) e uma briga que causa o desaparecimento de outro personagem, talvez
por questão de economia ou pelo fato de que nem tudo precisa ser explícito. Fátima Toledo fez um excelente trabalho no treinamento dos atores não profissionais, em especial os meninos Thiago e Felipe (também são estes os nomes dos atores) que estão naturais e convincentes.

Mutum é o nome do lugarejo em que os personagens vivem e também o nome de uma ave negra. Não perca este filme por nada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário